segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Farinha branca x emagrecimento saudável


Dentre as perguntas comuns entre quem deseja perder alguns quilos, estão as dúvidas sobre o consumo de farinha branca. Presente em maioria dos alimentos a base de trigo consumidos diariamente, como pães, bolos, biscoitos e massas, a farinha branca passa por um refino que retira a maior parte das fibras presentes no grão do trigo e a transforma em um carboidrato simples. Como resultado, ela é absorvida mais rapidamente pelo organismo e ajuda no ganho de peso.

Mas será possível emagrecer e chegar ao peso ideal consumindo farinha branca? Como resposta, sim, mas é bem mais difícil. O consumo de farinha branca estimula a maior liberação de insulina e a formação de gordura, além de prejudicar o trânsito intestinal. Já a massa integral, rica em fibras e fitonutrientes, favorece o aumento do metabolismo e também apresenta vitamina E, que diminui a inflamação. 

O sobrepeso é um estado inflamatório. Ou seja, se a pessoa deseja regular o peso e ter mais saúde, decididamente deve evitar consumir farinha branca, assim como cortar do cardápio alimentos com efeito inflamatório, e preferir os integrais.


terça-feira, 9 de agosto de 2016

Olimpíadas da saúde – petiscos para torcer pelo Brasil!


As Olimpíadas Rio 2016 começaram e, nos dias de torcida para o Brasil, pastas e antepastos são ideais: fáceis de preparar, práticas na hora de comer e podem ser servidas com torradas integrais ou enroladas em uma folha como a couve.

O tomate, por exemplo, é rico em licopeno e aliado contra o câncer. Já o limão tem muita vitamina C, e ajuda na imunidade. Já a cenoura é fonte de betacaroteno (da cor laranja), e tem função antioxidante, previne o envelhecimento, confere elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e ajuda a metabolizar gorduras. Que tal um antepasto de tomate cereja com cenoura e limão?

ANTEPASTO DE TOMATE-CEREJA

Os tomates-cereja com limão podem ser servidos sobre torradas ou puros. 

INGREDIENTES
Tomate cereja (100 a 200 gramas); 1 a 2 limões; sal marinho; 1 a 2 cenouras grandes

PREPARO 
Cortar as cenouras em palitos, associar tomates-cereja, colocar em uma vasilha. Espremer um a dois limões, colocar sal marinho a gosto, servir imediatamente. 

Outra boa opção é servir uma saborosa pasta de grão de bico (homus), que preserva o tônus muscular e ainda reduz a celulite. Fonte de magnésio, ele auxilia o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia a dia.

PASTA DE GRÃO DE BICO

A pasta fica deliciosa sobre torradas integrais. 

INGREDIENTES
2 copos de grão de bico cozido com sal e descascado; 2 dentes de alho e 1 colher (sopa) de salsinha; 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim); suco de 1 limão e sal.

PREPARO DA PASTA 
Bater grão de bico, azeite, alho, tahine e suco de limão até obter pasta homogênea. Colocar azeite com hortelã e salsa.


Fonte: O Dia (com minha consultoria)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Inclua o óleo e azeite de argan na alimentação!


Viajar é um momento único onde podemos explorar todos os nossos sentidos. E quando falamos em nutrição, a cultura gastronômica é uma ótima maneira de conhecer novos sabores, aromas e propriedades nutritivas de alimentos que, por vezes, são mal utilizados quando saem do país de origem.
Por exemplo, recentemente, estive em Marrocos, terra das especiarias, e pude conhecer um ingrediente típico de lá, famoso por ser usado em produtos cosméticos, principalmente para os cabelos, mas pouco difundido como alimento: o óleo e o azeite de argan. Por lá, eles consomem na culinária, além de utilizá-lo para cuidar da pele, já que possui propriedades hidratantes, mantendo a pele mais hidratada, macia e viçosa.
O óleo e azeite de Argan é extraído da semente de argania spinosa, cuja árvore é encontrada apenas no deserto do Marrocos. Quando consumido como alimento, ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres, diminuir a oleosidade e restabelecer a uniformidade da pele e favorecer a renovação e nutrição celular. Ou seja, ela promove rejuvenescimento de dentro para fora.
Explore sempre os alimentos e consulte seu nutricionista para saber  como ele pode ser consumido para aproveitar todas as suas propriedades.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Os benefícios do pequi no combate ao colesterol


Conhecem essa fruta acima? O pequi, fruto típico do nosso cerrado e que geralmente é servido com arroz em algumas regiões, pode trazer muitos benefícios à saúde! A Universidade de Brasília criou uma cápsula com óleo de pequi que, além de sua ação antioxidante, também ajuda a baixar a pressão, combate a formação de gordura no sangue e o colesterol ruim, graças ao seu efeito anti-inflamatório.

O óleo, que primeiramente é processado para neutralizar o sabor e odor característicos, foi testado em uma dieta para portadores de lúpus e atletas maratonistas, que passam por um grande esforço físico e, por isso, produzem mais radicais livres. O resultado foi que, após as maratonas, os atletas que consumiram o óleo apresentaram menos danos celulares.

O suplemento deve chegar em breve ao varejo e poderá ser incluído à dieta após recomendação de nutricionistas!

Fonte: G1

terça-feira, 7 de junho de 2016

Dicas de alimentação para o inverno


O inverno está chegando e é normal se sentir propenso a escolher alimentos mais calóricos nesta época, como as massas e fondues. Isso acontece porque quando o clima está mais frio, o nosso organismo gasta até 10% mais de energia para manter o corpo aquecido. Mas é possível continuar com uma alimentação saudável e sem cair em tentações mais calóricas. É só seguir as dicas abaixo. Confira:

Inicie o dia com um suco nutritivo de clorofila, laranja ou tangerina, gengibre e canela. O condimento acelera o metabolismo e ajuda a regular o intestino, sem contar que as frutas cítricas ajudam a manter a imunidade em dia.

Durante o dia, nunca devemos estar com fome, devemos comer a cada três horas os alimentos certos como os integrais, frutas diversas e ter uma alimentação completa e com moderação no almoço e jantar.

Agora, mesmo sem fome, gula é outro fator que mata qualquer alimentação saudável. Para isso, aposte numa dica simples: uma fruta ou suco com uma colher de sopa de semente de chia, de preferência, no lanche da tarde.


Outra dica importante é ficar atento à quantidade diária de água ingerida. Diferente do verão, no inverno a sede é bem menor. Por isso não podemos esperar que ela apareça para beber a quantia indicada, que é de dois a três litros por dia. Os chás também são opções bem-vindas, já abastecem o organismo e esquentam o corpo de uma só vez.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Cuide da sua alimentação no inverno


O friozinho começa e já dá aquela vontade de trocar uma bela salada por um prato de macarrão, certo? A vontade é normal, pois, no inverno nosso organismo gasta cerca de 10% a mais de energia para produzir calor e manter nossa temperatura corporal. Mas você deve tomar cuidado com as suas escolhas para que a alimentação não tenha reflexos negativos na sua saúde. Veja algumas dicas:

  • Opte por alimentos que dão saciedade e ao mesmo tempo suprem o organismo. Ou seja, escolha a macarronada, mas integral. Faça uma sopa de legumes para se aquecer.

  • Apesar de ser difícil, é preciso continuar bebendo muita água, assim como no verão.  Prefira água em temperatura ambiente, que fica mais fácil para ingerir no inverno em vez da água gelada. Não deu sede? Aposte em um chazinho bem saboroso e quentinho.

  • Quem nunca pegou uma gripe com a mudança de tempo que ignore essa dica! Mas fato é que quando o inverno chega ficamos mais propensos a infecções, principalmente as respiratórias, e para evitar que elas apareçam a regra é simples: não é hora de fazer regime drástico!

  • Tente se alimentar a cada três horas, aumentar o consumo de gengibre, frutas cítricas e temperar sopas e pratos com bastante alho e cebola. Assim você mantém a sua imunidade em dia!

terça-feira, 31 de maio de 2016

8 motivos para tomar chá mate


A erva-mate, também conhecida como cogonha ou simplesmente mate, é usada no preparo de tererê e chimarrão, bebidas características do sul do Brasil, além do tradicional chá. Herança dos colonizadores ibéricos, a bebida é grande aliada do funcionamento do organismo. O chá pode ser consumido todos os dias, exceto por pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares.

Para preparar o chá é só deixar a erva em infusão durante quatro minutos em água quente antes de ela ferver e ingerir em seguida. Mas atenção: os chás prontos nem sempre trazem os mesmos benefícios porque são adicionados conservantes, corantes, açúcar e até mesmo outras partes da planta.

Confira a seguir 8 motivos para incluir o chá mate na sua rotina alimentar:
  1. Ajuda a emagrecer: As substâncias presentes na erva mate tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura e a perda de peso.
  2. Reduz o colesterol: A bebida ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL). Um estudo da UFSC constatou que o consumo do chá representou uma redução de 15% no colesterol nos pacientes observados
  3. Poderoso antioxidante: Muito usada no universo dos cosméticos para ajudar a proteger a pele, a erva é rica em antioxidantes, especialmente o ácido clorogênico, que atua na diminuição da oxidação celular. Beber o chá também ajuda a eliminar os radicais livres.
  4. Protege o coração: Como é rico em antioxidantes e ajuda a reduzir o colesterol ruim, o chá mate também é um grande amigo da saúde do coração. Os polifenois presentes na erva atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.
  5. Protege os pulmões: A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também realizou pesquisas com a erva mate e constatou que ela é capaz de proteger os pulmões contra a fumaça de cigarro. Além disso, é rica em vitaminas e nutrientes, que beneficiam as funções pulmonares.
  6. Melhora a digestão: Rico em nutrientes como metilxantina, teofilina e teobromina, o chá também dá aquela mãozinha na hora da digestão, principalmente porque estimula a produção da bile.
  7. Estimula a mente e o corpo: como é rica em cafeína, a bebida é grande aliada de quem deseja ter mais disposição física e mental durante o dia. Contudo, é importante ressaltar que a ingestão de cafeína não é indicada à noite porque pode causar insônia.
  8. Retarda o envelhecimento: Por ser rica em antioxidantes, a bebida promove uma desaceleração natural do envelhecimento.



Fonte: Bolsa de Mulher (com minha consultoria)

terça-feira, 24 de maio de 2016

Os benefícios do grão de trigo na alimentação


Entre os nutrientes do grão de trigo estão: carboidratos, proteínas, magnésio, triptofano e fibras, dentre outros. O magnésio presente no grão de trigo favorece a geração de energia (ATP) e o aumento do metabolismo, além de ajudar no controle da pressão arterial e produzir relaxamento muscular. Já as suas proteínas contribuem para a manutenção e recuperação de tecidos, bem como aumento de massa muscular. 

O grão de trigo é uma fonte de energia de boa qualidade e indicado para todos , em especial o integral. Intolerantes à glúten e alérgicos devem evitar. Para acompanhar e completar o aporte nutricional, o grão pode ser adicionado a chia (rica em ômega 3) e mais fibras, ou ainda misturado a grãos ricos em outros aminoácidos como quinoa ou amaranto. Deve ser evitada a mistura com carboidrato simples como arroz branco ou outros alimentos que já contenham trigo refinado como bolos, pães e biscoitos.


Você pode consumir duas colheres de sopa por dia, misturada a saladas, em mix com grãos como quinoa, ou até misturado à carne magra.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Escolha o seu suco verde pelos ingredientes!


O suco verde pode ser tomado sempre no café da manhã, colação ou lanche da tarde. Evite coar o suco, para não perder fibras e nutrientes importantes. Para adoçar, evite açúcar e adoçantes a base de sacarina, ciclamato e aspartame. Estudos indicam que estas substâncias podem favorecer doenças neurodegenerativas. Prefira o agave ou a stévia. Se quiser, pode tomar o suco verde todos os dias, variando os ingredientes para ter sempre um aporte completo de nutrientes.

Suco verde Primavera

O Suco Primavera é desintoxicante, regulador do intestino, hidrata a pele além de ser um tonificador muscular. Confira abaixo a receita e aproveite!

Ingredientes:
300ml de água ou água de coco
3 colheres de chá de lascas de gengibre
1 pera com casca: fibras e pectina
1 cubo de gelo de couve batida
1 colher de sobremesa de amaranto
1 colher de sobremesa de agave

Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, caso deseje pode coar, mas se quiser aproveitar as fibras e todos nutrientes evite.


Suco Pique

O abacaxi e a hortelã vão ajudar a melhorar a digestão, e a couve age na desintoxicação e relaxamento muscular. Já a laranja traz mais energia. 

Ingredientes
1 folha picada de couve manteiga
4 cubos médios de abacaxi
100ml de  laranja (meio copo americano)
10 folhas de hortelã
Cubos de gelo
Preparo
Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador por aproximadamente 30 segundos e consumir imediatamente.


Suco para cabelos lindos

Para cabelos sempre saudáveis e jovens, você pode investir nas leguminosas, cenoura, frutas cítricas, folhas verdes.

Ingredientes
1 maçã
1 pedaço de gengibre
1 talo de agrião
1 tangerina
1 folha de couve
4 folhas de hortelã
1 cenoura 
200ml de água de coco
Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Os benefícios do abacate para a memória


Além de ser rico em gordura boa, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, o abacate também se mostrou um ótimo aliado da saúde mental. O fruto é fonte de luteína, uma substância essencial para afiar os neurônios e melhorar o raciocínio.

Apesar de a luteína estar menos presente no abacate do que na gema de ovo, por exemplo, no primeiro a substância é mais biodisponível. Em outras palavras, é melhor absorvida pelo organismo.

Em um estudo em que participantes consumiram 100g de abacate diários (que fornecem 3mg de luteína), foi percebido que a molécula aumentou em quatro vezes sua concentração no cérebro. Por isso, se quiser melhorar ainda mais a sua memória, aposte na mesma quantidade diária de abacate!

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Minhas dicas de alimentação pré e pós treino na Atrevidinha!

No site da revista Atrevidinhas eu dei dicas para praticantes de atividade física que desejam se alimentar corretamente antes e após o treino! Confira a matéria clicando na imagem abaixo:


Cerca de uma hora antes de fazer atividade física é importante se alimentar com carboidratos complexos para ter mais energia. A hidratação pré-treino também é essencial. Um suco de frutas ou uma garrafinha d’água para acompanhar essa refeição vai fazer bem.

Cerca de 30 minutos após o treino, é importante comer carboidratos (pães, frutas, cereais e vegetais) e proteínas, que estimulam a recuperação muscular. Uma boa opção para se hidratar depois do treino é a água de coco, que é rica em minerais e ajuda a manter o equilíbrio do corpo.

terça-feira, 10 de maio de 2016

iGenesis: especialidade da nutrição funcional na minha coluna na revista Beleza Chic!

A revista carioca Beleza Chic chegou este mês com uma novidade: uma coluna de nutrição funcional assinada por mim! Nela eu falo sobre o iGenesis. Criado pela DF Medica, o  iGenesis® aborda a relação entre a alimentação e a genética, englobando questões relacionadas ao controle do peso (obtenção e manutenção), além dos aspectos relacionados à saúde e ao bem estar. Com ele é possível analisar as predisposições genéticas a intolerâncias, alergias, sensibilidades, além de suscetibilidade à hipercolesterolemia, à diminuição da atividade insulínica, ao acúmulo de gordura visceral e à síndrome metabólica, entre outros fatores que podem influenciar a digestão, metabolismo e absorção de nutrientes por cada indivíduo.

Confira a matéria na íntegra na imagem abaixo (clique para ampliar)!


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dietas da moda vs. Reeducação Alimentar

Esqueça as dietas da moda ou radicais. Dê preferência à reeducação alimentar com substituição de calorias vazias por alimentos ricos em nutrientes. Dietas super restritivas vão contribuir ainda mais para desequilibrar o metabolismo, e a consequência é o chamado "efeito sanfona". 


Procure um nutricionista para adequar e introduzir os alimentos certos à sua alimentação diária!

terça-feira, 3 de maio de 2016

Confira minha agenda de consultas de maio!

Confira minha agenda deste mês e aproveite para marcar o seu tratamento funcional!


A nutrição funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso de nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que podem provocar doenças crônicas como obesidade, depressão, diabetes, entre outras. Unir a nutrição funcional à nutrigenética é, não somente inovador, como um excelente caminho para obter melhores condutas para quem deseja emagrecer com saúde. Não existe “receita de bolo”. O organismo de cada indivíduo funciona de uma forma diferente, e a nutrigenética aliada à nutrição funcional visa entender o funcionamento do organismo de forma individual para garantir um programa nutricional que previna doenças, elimine processos inflamatórios que causem o acúmulo de gordura corporal, além de fazer a manutenção da saúde como um todo.

Seguindo o programa nutricional personalizado para cada paciente, é possível, já após o primeiro mês, perceber mais disposição, energia, melhora do trânsito intestinal e diminuição da retenção de líquidos, que tendem a melhorar ainda mais ao seguir o regime nutricional corretamente. O organismo “trabalha” melhor, fazendo com que o corpo inteiro funcione da melhor forma, trazendo bons resultados não só na perda ou manutenção de um peso saudável, como na pele, cabelos e unhas.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Novidade no Leblon: Tratamento de Nutrição Funcional + Estética

Novidade no Leblon! Em parceria com a Clínica Dra. Lêda Villas Bôas, você pode realizar comigo o tratamento completo de Nutrição Funcional (com exame iGenesis), aliado aos novos tratamentos com Dra. Leda Villas Boas!


Um dos tratamentos estéticos disponíveis são os Hormônios Bioidênticos Naturais, novidade da Dra. Lêda Villas Boas para melhorar os sintomas da menopausa/andropausa e trazer mais energia e controle do peso! 

Agende o seu horário pelo falecom@fabiobicalho.com.br ou pelos telefones: (21) 2249-2696 ou 2274-7331

terça-feira, 26 de abril de 2016

Alimentos bons para o cérebro

Que tal começar a semana investindo em alimentos que melhoram a atividade cerebral? Confira no infográfico abaixo os alimentos mais recomendados para manter a saúde do cérebro!


terça-feira, 19 de abril de 2016

4 dicas para fugir da insônia com nutrição funcional

A insônia é um problema que aflige muitas pessoas. Mas afinal, o que é insônia? Ela é definida como a dificuldade de iniciar e manter continuamente o sono no horário desejado e requerido pelo organismo. Este problema envolve todas as classes sociais e atinge homens e mulheres, prejudicando o humor, saúde mental e física. Hoje, vou dar algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença para quem deseja ter uma noite de sono produtiva e revigorante.



✅4 dicas para fugir da insônia com nutrição funcional: 
1. Introduza em sua dieta alimentos ricos em magnésio, ótimos produtores de relaxamento muscular. Invista em saladas com vegetais verde-escuros (agrião, rúcula, salsa), além dos tradicionais alface e tomate. 
2. Use óleo de gergelim (antioxidante); 
3. No jantar, saboreie uma sopa de hortaliças variadas e salpique salsa, cebolinha e corte couve em fios para aumentar o consumo de magnésio.
4. Crie o hábito de tomar chás como de camomila, erva-doce, cidreira, maracujá, eles também ajudam a ter um sono produtivo.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Como variar o cardápio além das saladas


Minha recomendação é variar sempre nas saladas em sua alimentação diária, mas você também pode substituí-la de vez em quando por outras opções nutritivas. Mas cuidado! Encher a geladeira de conservas não é a melhor forma de manter a forma e ainda pode fazer mal à saúde. Comer salada melhora o metabolismo o trânsito intestinal, a imunidade, entre vários outros benefícios. Para quem quer variar um pouco, confira minhas sugestões:

Invista em alimentos integrais, como o arroz integral, quinua em grãos cozida, ou ainda as leguminosas acrescentadas aos integrais, como a lentilha, feijões, ervilha, grão de bico e grão de soja. Inclua no prato uma fonte de proteína e uma fonte de gordura boa, como o azeite (sempre com moderação).

Evite comer palmito, champignon, aspargos e outras conservas, pois apresentam sódio e conservantes que devem ser evitados sempre, além de não substituírem os alimentos frescos. São ainda piores para quem quer controlar o peso, pois impedem a absorção de nutrientes, diminuem o metabolismo e ainda causam edema (inchaço).

Os legumes cozidos também podem ser consumidos, apesar da quantidade de fibras ser menor do que na salada crua. Invista na vagem, quiabo, cenoura e beterraba. Nos lanches e colação (lanche da manhã) acrescente grãos como linhaça, chia, quinua em flocos e um bom aporte de frutas. 

terça-feira, 12 de abril de 2016

Alimentação e esportes: uma dupla de sucesso



A dica de hoje é para quem pratica esportes. Além de ser uma atividade benéfica para o corpo (pois ajuda a ficar em forma e com o metabolismo mais regulado), o esporte também é muito importante para o desenvolvimento físico e emocional. Mas, para isso, é essencial ter uma alimentação balanceada e que não prejudique as vésperas de uma competição, por exemplo.

Por isso, no dia anterior a um jogo ou campeonato, a rotina alimentar deve ser rica em carboidratos complexos, ou seja, integrais, como arroz, pão, macarrão e também batata. Esses devem estar presentes em todas as refeições, sempre com uma fonte de proteína animal como carne, peixe, frango ou vegetal como soja, quinoa ou amaranto.

Também é importante o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais como hortaliças diversas e frutas. Deve ser evitado o uso de álcool, cafeína em excesso, refrigerantes, alimentos enlatados, gordurosos e condimentados.

Os nutrientes antioxidantes (selênico, zinco, vitamina A, C, E) são importantes, já que a atividade tem ação intensa de radicais livres. Portanto, é interessante consumir oleaginosas como castanha do Pará, amêndoas, cenoura, tangerina, laranja, kiwi, e óleos como de canola e oliva são recomendados (moderação sempre).

Não se esqueça de se alimentar a cada três horas e preferir comida caseira para evitar contaminação. A hidratação deve ser farta e gradual em água natural, sucos, chás, água de coco. Aproximadamente 2,5 litros para as mulheres, e 3 a 3, 5 litros para os homens, dependendo do biotipo e intensidade do treino. 

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Conheça o Ghee, gordura de origem indiana cheia de benefícios


Sabe a manteiga de garrafa, um dos principais elementos da gastronomia do norte e nordeste? Então, quem ama esse item para preparar os alimentos conhece bem o alto teor de gordura presente em sua composição. Portanto, é bom evitar. Mas há uma aposta que conquistará seu paladar, promovendo uma alimentação saudável e saborosa. É o Ghee, gordura de origem indiana, bem parecida com a nossa manteiga de garrafa, porém boa para a saúde, sendo considerado um ouro líquido pelas antigas escrituras indianas. Sendo considerado pela Ayurveda um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais.

O Ghee é um óleo purificado da manteiga e, apesar disso, segundo a ayurveda, ele difere muito da manteiga em si.  Isso porque toda a água, os elementos sólidos e as toxinas da gordura do leite e lactose são completamente retirados através do método tradicional de aquecimento e coação. No final do processo, o que resulta é um óleo dourado, brilhante e transparente, e com qualidades fundamentais: sem sal e nem lactose, aliás, para pessoas que apresentam alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição. Além disso, não produz fumaça em temperaturas altas, além de não necessitar de refrigeração.

Outros benefícios elevam a importância do uso do Ghee na preparação dos alimentos: é bom para o fígado, ajuda a diminuir as inflamações gastrointestinais, combate à úlcera, auxilia no equilíbrio do fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, melhora a memória, além de ser utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, além de ser lubrificante, aumentando a flexibilidade.

Pode ser preparado com legumes, verduras ou até mesmo tortas. O sabor é delicado e possui aroma refinado, tendo alto nível de resistência ao calor, e não queima com facilidade.


Matéria original publicada no site Beleza Chic

terça-feira, 5 de abril de 2016

Inclua o centeio na sua rotina alimentar


O glúten é obtido através da mistura de proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais como o trigo, cevada, centeio e a aveia. Estes cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadina, glutenina, albumina e globulina). Hoje eu vou apresentar um desses cereais: o centeio. Ricos em fibras, ele pode fazer parte da alimentação, exceto para celíacos (intolerantes a glúten) e alérgicos.

O centeio apresenta sódio, cálcio, fósforo e potássio, vitaminas do complexo B, proteínas e carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia, nutrientes e fibra alimentar. Para completar o aporte de vitaminas, você pode misturá-lo a grãos como chia, quinoa, amaranto e linhaça. Mas deve evitar a mistura com trigo, para evitar o excesso de glúten.

Por ser rico em fibras o centeio ajuda a controlar o índice glicêmico. Ele também contém cálcio, que preserva a massa óssea, mantém o metabolismo ativo, dentre outros benefícios. Para consumi-lo, duas colheres de sopa por dia é a quantidade ideal, e você pode acrescentá-lo em diferentes refeições, pelo menos cinco vezes durante a semana. 


quinta-feira, 31 de março de 2016

Os malefícios do excesso de açúcar na alimentação



Brasileiro tem mania de açúcar. Até no suco de frutas o item é indispensável. Este comportamento alimentar está errado. Sabe por quê? O consumo em excesso é um grande vilão para a saúde e também para pele. A mulher, como uma das grandes reclamantes do efeito de envelhecimento, deve se atentar aos riscos provocados pela grande quantidade de glicose no sangue, que, ao invés de trazer benefícios, pode causar diversos problemas, como, por exemplo, o envelhecimento.

Este mal ocorre devido ao excesso de glicose que é capaz de se ligar e destruir proteínas como o colágeno, uma das principais estruturas proteicas do nosso corpo, que garante firmeza e densidade à pele. Quando ligado à glicose, ele perde a sua capacidade estrutural e passa a desempenhar a função com menor eficácia, deixando o corpo mais flácido e sensível, sendo este um dos principais mecanismos do envelhecimento.

Tudo bem, você ama degustar o sabor doce, então, invista nas substituições. Veja em como com dicas simples, anote:

1. Diminua a quantidade de açúcar simples e dê preferência ao mascavo, mas, claro, com moderação. Opte também por adoçantes como o agave ou a stevia.  

2. Não olhe para a bancada de sobremesas açucaradas. Troque por frutas, pois além de ter o doce natural, ajuda a melhorar o aspecto da pele, inclusive regulando a função intestinal. 

3. Procure um nutricionista que elaborará um plano alimentar completo e individual.

4. Se for realizar tratamentos estéticos contra o envelhecimento, invista nos específicos anti-idade.



terça-feira, 29 de março de 2016

Aposte na nutrição funcional para manter a beleza e o bom humor




A felicidade e a beleza estão nos alimentos. Esta afirmativa está correta, desde que a alimentação seja de forma adequada. Neste caso, sim, a beleza e o bom humor podem ser companheiros inseparáveis. No dia a dia, é comum lidar com situações estressantes e encarar adversidades que, certamente, afetam a beleza e a qualidade de vida. Há ainda um grande vilão, mas com cara de mocinho, o açúcar, que, dependendo do nível presente no sangue, favorece oscilações de humor: ora hiperativos ora cansados e estressados.

A vida moderna trouxe várias facilidades como os alimentos processados, industrializados, porém eles são altamente ricos em açúcar e aditivos, que, segundo estudos, são causadores dessas situações como estresse, cansaço e hiperatividade. Mas, isso pode ser combatido resgatando o consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, tais como, frutas, legumes e verduras, bons mediadores para reconduzir a uma boa qualidade de vida, além de regular a glicemia, melhorando o bem estar e, por sua vez, o humor.

Abaixo, listo alguns alimentos que irão te ajudar nesta missão em busca da felicidade:

Consuma:


Arroz integral, quinua, lentilha, feijão azuki, grão-de-bico, laranja, couve, inhame, framboesa, ervilha fresca, batata-doce, centeio, tofu, canela, mirtilo, alho poro, aveia, amaranto, nozes, damascos, sálvia, aipo, brócolis, sementes de chia, sementes de gergelim, vegetais verdes escuros, dentre outros.

Sugestão alimentar:


Misture ricota com mel ou agave e recheie alguns damascos cortados e ao final salpique nozes ou amêndoas. Uma boa opção saudável que irá atuar de forma positiva em seu humor.

Dica:

Para melhor evolução consulte o nutricionista que elaborará um plano completo respeitando seu organismo e situação específica. Uma massagem mecânica com equipamentos adequados poderá lhe proporcionar a beleza e bom humor que tanto desejamos.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Refrigerante diet é relacionado à obesidade na terceira idade


Segundo pesquisas americanas, o consumo frequente de refrigerante diet está diretamente associado ao aumento da circunferência abdominal em adultos com 65 anos ou mais. O dado é preocupante porque a gordura localizada no abdômen, chamada visceral, está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, inflamações e diabetes tipo 2.

Vale lembrar que o sódio contido no refrigerante diet em grandes quantidades promove retenção de líquidos e inchaço. Sem contar os aditivos químicos que podem fazer o organismo “solicitar” cada vez mais a sua ingestão e assim se tornar um constante na rotina, similar a um vicio.


Além disso, a sua ingestão constante prejudica a absorção de outros nutrientes pelo organismo, inclusive de cálcio. A melhor opção para trocar o refrigerante é sempre escolher bebidas naturais, como sucos sem adição de açúcar.

terça-feira, 22 de março de 2016

Alimentos para excluir da alimentação diária


Se você quer melhorar a sua alimentação diária, pode começar abolindo da sua rotina alguns tipos de alimentos: refeições prontas congeladas, por exemplo, são ricas em sódio e gorduras saturadas, além de conservantes, que podem aumentar a chance de desenvolver câncer.

Os biscoitos recheados são ricos em gordura saturada, aumentam o LDL (colesterol ruim) e reduzem do HDL (colesterol bom), o que pode provocar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além da grande quantidade de açúcar, que causa diabetes e obesidade.

O refrigerante provoca uma acidez que sobrecarrega os rins e libera o cálcio dos ossos na corrente sanguínea, podendo causar osteoporose. E os temperos prontos contêm alto teor de sódio, que causa hipertensão arterial, nefropatias e cardiopatias, além de glutamato monossódico, associado ao surgimento de doenças no sistema nervoso (como Alzheimer e Parkinson) quando consumido em excesso.


Se você dá suco de caixinha às suas crianças porque parece saudável, fique atento. Esses sucos são na verdade néctares que possuem apenas 30% de frutas no máximo, e quase não contêm nutrientes. Os sucos de caixinha possuem um alto teor de açúcares, e também são ricos em corantes e conservantes que podem causar desde alergias até câncer a longo prazo. Dê sempre preferência a sucos naturais – quando não há, prefira dar água.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Tire suas dúvidas sobre o gengibre



Vocês já devem ter lido aqui no blog sobre o gengibre, um tempero natural saboroso que tem ação termogênica. Hoje eu vou tirar algumas dúvidas sobre essa raiz, e ainda indicar uma receita. Confira:

O gengibre é anti-inflamatório, antioxidante, bactericida, descongestionante, expectorante, afrodisíaco, digestivo, carminativo e sudorífero. Por todos esses efeitos, pode ser considerado um “antibiótico natural”, já que ameniza os sintomas de resfriados e dor de garganta, bem como, ajuda na estimulação de um bom sistema imunitário.

E para quem tem dores de garganta, mastigar gengibre pode sim dar alívio. Estudos indicam a presença de compostos anestésicos na planta, diminuindo o desconforto. Ele pode ser consumido cru em saladas e sucos, cozido como molho para complemento de outros alimentos como carnes e também seco em forma de pó que poderá ser utilizado em diversas preparações.

Veja uma sugestão:


Agrião com Amêndoas e Gengibre

4 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas
2 colheres (sopa) de óleo de canola
450 g de agrião picado
5 cm de gengibre picado
4 colheres (sopa) de missô
4 colheres (sopa) de vinagre de arroz

Preparo:

Aqueça uma wok ou frigideira, toste as amêndoas e reserve. Coloque o óleo de canola na panela e refogue o agrião e o gengibre por 3 min. Junte o missô, o arroz, o vinagre e as amêndoas, mexendo sempre e sirva.

terça-feira, 15 de março de 2016

Entenda melhor por que o excesso de sal é maléfico para a saúde


O sódio (sal) é um elemento químico presente na natureza e em diversos alimentos. Possui várias funções no organismo humano como contração muscular, ritmo cardíaco, participa do sistema nervoso e equilíbrio de água no corpo humano.

Mas em excesso, ele causa o desequilíbrio na produção de hormônios, comprometimento da absorção de nutrientes, altera o ph estomacal favorecendo a gastrite e pirose (asia), retenção de líquidos e produção de edemas, além do aumento da pressão arterial.

A quantidade ideal de sódio que deve ser consumida por dia é de 5g /dia ou uma colher de chá. Devemos lembrar que o brasileiro faz uso do sódio em excesso chegando a consumir 5 vezes mais que o recomendado.

Para hipertensos, o sal é ainda mais perigoso, pois provoca o aumento da pressão arterial e risco acidente vascular. Por outro lado, restringir muito o sódio pode fazer mal à saúde porque pode comprometer o equilíbrio do organismo.

O sódio em excesso está presente principalmente nos enlatados, embutidos, conservas e defumados, e são esses industrializados que devemos evitar na nossa alimentação diária. Confira abaixo uma tabela dos principais alimentos e sua quantidade de sódio (em miligramas):

Alimento (100g)
Teor de Sódio (mg)
Azeitona preta em conserva
1567
Azeitona verde em conserva
1347
Bacalhau salgado cru
13585
Fermento em pó, químico
10052
Lingüiça de frango crua
1126
Lingüiça de porco crua
1176
Macarrão instantâneo
1516
Queijo parmesão
1844
Sal grosso
39943
Shoyo
5024
Tablete de caldo de carne
22180
Tablete de caldo de galinha
22300

Teor de Sódio Moderado (<1000mg/100g de alimento)


Alimento (100g)
Teor de Sódio (mg)
Almôndegas de carne bovina crua
621
Amêndoa torrada e salgada
279
Atum em conserva
362
Batata chips industrializada
607
Biscoito Maisena
352
Biscoito recheado com chocolate
239
Biscoito recheado com morango
230
Biscoito tipo Cream Craker
854
Camarão cru
201
Coxinha de frango frita
532
Ervilha enlatada
372
Extrato de tomate
498
Farinha de Rosca
333
Flocos de milho com sal
272
Gelatina
235
Leite de vaca desnatado(pó)
432
Leite de vaca desnatado(pó)
432
Maionese industrializada
787
Manteiga com sal
579
Margarina com sal
894
Milho verde enlatado
260
Molho de tomate industrializado
418
Palmito em conserva
514
Pão de queijo
773
Requeijão
558
Sardinha em conserva
666
Seleta de legumes enlatada
398