segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Farinha branca x emagrecimento saudável


Dentre as perguntas comuns entre quem deseja perder alguns quilos, estão as dúvidas sobre o consumo de farinha branca. Presente em maioria dos alimentos a base de trigo consumidos diariamente, como pães, bolos, biscoitos e massas, a farinha branca passa por um refino que retira a maior parte das fibras presentes no grão do trigo e a transforma em um carboidrato simples. Como resultado, ela é absorvida mais rapidamente pelo organismo e ajuda no ganho de peso.

Mas será possível emagrecer e chegar ao peso ideal consumindo farinha branca? Como resposta, sim, mas é bem mais difícil. O consumo de farinha branca estimula a maior liberação de insulina e a formação de gordura, além de prejudicar o trânsito intestinal. Já a massa integral, rica em fibras e fitonutrientes, favorece o aumento do metabolismo e também apresenta vitamina E, que diminui a inflamação. 

O sobrepeso é um estado inflamatório. Ou seja, se a pessoa deseja regular o peso e ter mais saúde, decididamente deve evitar consumir farinha branca, assim como cortar do cardápio alimentos com efeito inflamatório, e preferir os integrais.


Um comentário:

  1. Eu já não como farinha branca, assim como arroz, estou preferindo os integrais e a sensação de saciedade vem com frequência.

    ResponderExcluir