terça-feira, 5 de abril de 2016

Inclua o centeio na sua rotina alimentar


O glúten é obtido através da mistura de proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais como o trigo, cevada, centeio e a aveia. Estes cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadina, glutenina, albumina e globulina). Hoje eu vou apresentar um desses cereais: o centeio. Ricos em fibras, ele pode fazer parte da alimentação, exceto para celíacos (intolerantes a glúten) e alérgicos.

O centeio apresenta sódio, cálcio, fósforo e potássio, vitaminas do complexo B, proteínas e carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia, nutrientes e fibra alimentar. Para completar o aporte de vitaminas, você pode misturá-lo a grãos como chia, quinoa, amaranto e linhaça. Mas deve evitar a mistura com trigo, para evitar o excesso de glúten.

Por ser rico em fibras o centeio ajuda a controlar o índice glicêmico. Ele também contém cálcio, que preserva a massa óssea, mantém o metabolismo ativo, dentre outros benefícios. Para consumi-lo, duas colheres de sopa por dia é a quantidade ideal, e você pode acrescentá-lo em diferentes refeições, pelo menos cinco vezes durante a semana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário