quinta-feira, 7 de abril de 2016

Conheça o Ghee, gordura de origem indiana cheia de benefícios


Sabe a manteiga de garrafa, um dos principais elementos da gastronomia do norte e nordeste? Então, quem ama esse item para preparar os alimentos conhece bem o alto teor de gordura presente em sua composição. Portanto, é bom evitar. Mas há uma aposta que conquistará seu paladar, promovendo uma alimentação saudável e saborosa. É o Ghee, gordura de origem indiana, bem parecida com a nossa manteiga de garrafa, porém boa para a saúde, sendo considerado um ouro líquido pelas antigas escrituras indianas. Sendo considerado pela Ayurveda um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais.

O Ghee é um óleo purificado da manteiga e, apesar disso, segundo a ayurveda, ele difere muito da manteiga em si.  Isso porque toda a água, os elementos sólidos e as toxinas da gordura do leite e lactose são completamente retirados através do método tradicional de aquecimento e coação. No final do processo, o que resulta é um óleo dourado, brilhante e transparente, e com qualidades fundamentais: sem sal e nem lactose, aliás, para pessoas que apresentam alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição. Além disso, não produz fumaça em temperaturas altas, além de não necessitar de refrigeração.

Outros benefícios elevam a importância do uso do Ghee na preparação dos alimentos: é bom para o fígado, ajuda a diminuir as inflamações gastrointestinais, combate à úlcera, auxilia no equilíbrio do fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, melhora a memória, além de ser utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, além de ser lubrificante, aumentando a flexibilidade.

Pode ser preparado com legumes, verduras ou até mesmo tortas. O sabor é delicado e possui aroma refinado, tendo alto nível de resistência ao calor, e não queima com facilidade.


Matéria original publicada no site Beleza Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário