quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Paris ganha supermercado 100% orgânico


Se aqui no Brasil os alimentos orgânicos estão aos poucos ganhando destaque, em Paris a história é outra. Por lá, o movimento em prol de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos, adubos químicos, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e de organismos geneticamente modificados, é uma realidade. Tanto é que, recentemente, na capital francesa foi inaugurado o primeiro supermercado totalmente sem embalagens e que só vende orgânicos e, em sua maioria, fabricado por produtores locais, como pães, frutas, legumes, massas, arroz, iogurte, manteiga e queijo.

A novidade já existia em Berlim, na Alemanha, e em Paris, o supermercado – batizado de Biocoop 21, em homenagem à COP 21 (21ª Conferência de Clima da ONU que acontece neste ano), além de vender produtos orgânicos, os clientes se deparam com uma nova forma de comprar: os alimentos não são embalados, tudo é vendido a granel. Nada de plástico ou bandeja de isopor: basta levar as próprias embalagens de casa e, caso, o cliente esqueça, a loja disponibiliza frascos de vidro e sacolas reutilizáveis feitas de algodão orgânico, entre outras embalagens ecofriendly.

Mas a experiência já tem data para acabar: o supermercado ficará aberto até o dia 30 dezembro. Se fizer sucesso, a ideia é reabri-la e ampliá-la. Uma ótima ideia para ser copiado no Brasil e introduzir produtos orgânicos na rotina alimentar do brasileiro por um preço justo.

Fonte: www.thegreenestpost.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário