segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Inclua a alcachofra na sua alimentação


Além de ser um prato diferente para servir, a alcachofra é uma aliada da saúde e da boa forma.

Originária da região do Mar Mediterrâneo, a alcachofra hoje é plantada em grande parte dos países de clima subtropical. O alimento é rico em fibras, vitaminas B, C, E e K, betacaroteno, cálcio, ferro, magnésio, selênio e, em especial, cinarina. Por isso, contribui para o bom funcionamento do fígado e do intestino, reduzindo a quantidade de gases.

O corpo como um todo pode se beneficiar da alcachofra, até porque ela dá uma forcinha para o processo de emagrecimento, que, lembrando, deve sempre contar com alimentação saudável e exercícios físicos. A alcachofra aumenta a sensação de saciedade, modula o colesterol e elimina líquidos e toxinas.

Ao escolher o produto no supermercado, é importante observar se está com talo longo, textura firme e cor arroxeada. Pegue uma flor pequena para cada pessoa que irá comer. Quando for cozinhar, acrescente limão na água para a alcachofra não ficar escura.  O tempo médio de cozimento é de 20 minutos, quando deve ficar firme, mas macia. O ponto certo é quando as pétalas saem facilmente.

Quando bem temperada – combina com alecrim, ervas finas, molhos adocicados, vinagre balsâmico e azeite de oliva extravirgem – torna-se uma iguaria que serve para compor saladas e pratos quentes. Recheada e assada tomate e orégano também fica uma delícia. Confira a seguir uma receita de salada de alcachofra para fazer em casa:

Salada de alcachofra (quatro porções)

Ingredientes
- 4 alcachofras médias
- 8 folhas de alface roxa
- Ricota a gosto
- Quatro colheres de sopa de vinagre balsâmico e alecrim seco
- Azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo
Retire o caule e as folhas da base da alcachofra e ferva em água e sal por aproximadamente 30 minutos. Escorra e deixe esfriar; retire as folhas e, com a alface, passe no vinagre. Corte o fundo da alcachofra e tempere com azeite de oliva; junte a ricota e o alecrim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário