terça-feira, 18 de agosto de 2015

Inclua a berinjela no cardápio



A berinjela é fonte de vários nutrientes. Ela possui cálcio e magnésio, que atuam na formação de ossos e dentes e temzinco, que reforça o sistema imunológico. Além disso, é rica em vitaminas B1 e B2, que otimizam o metabolismo de gorduras e carboidratos e B3, que melhora a circulação sanguínea e reduz os níveis de colesterol.

Ela ainda tem vitamina C, que é antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento da pele e diminui o risco de gripes e resfriados, muito comuns nessa época do ano. Também é rica em fibras, que ajudam na saciedade, no trânsito intestinal e permitem que a insulina seja liberada lentamente, evitando assim, o aumento da circunferência da cintura. Além disso, possui apenas seis calorias em uma colher de sopa (30g).

A berinjela pode ser incluída no cardápio em preparações diversas, como camadas de lasanha, assadas no forno, em sucos, saladas, chás e farinhas. Pesquisas indicam que a farinha da berinjela é a que mantém mais suas propriedades originais. Que tal experimentar algumas receitas com a berinjela? Confira abaixo:


Suco de laranja, gengibre e farinha de berinjela

Ingredientes
300 ml de suco de laranja natural gelado
1 colher de sobremesa de gengibre
1 colher de sobremesa de farinha de berinjela

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes e adoce com agave ou açúcar orgânico a gosto. Sirva imediatamente.


Sopa de mandioquinha e berinjela

Ingredientes
1 berinjela média
1 a 3 mandioquinhas
500 ml de água
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe os legumes em rodelas na água. Depois bata no liquidificador com o sal e o azeite. Leve a sopa novamente para a panela em fogo baixo até começar a ferver. Sirva imediatamente.


Berinjela fatiada ao forno

Ingredientes
3 a 4 berinjelas grandes e macias
1 dente de alho
1 cabeça de cebola
3 tomates italianos maduros
Óleo de canola
Alecrim e orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Corte os tomates em pequenos cubos (retire as sementes antes) e pique a cebola e o alho. Corte as berinjelas em fatias finas e uniformes e reserve. Em uma panela, pincele um pouco de óleo de canola, coloque o alho e cebola picados, e assim que dourar coloque os tomates. Mexa até que se forme uma massa uniforme e finalize com o sal.

Em uma forma de vidro, coloque as fatias de berinjela, em seguida uma camada de molho de tomate e assim por diante até que a última camada seja de molho de tomate. Salpique orégano e alecrim a gosto. Coloque no forno médio preaquecido e retire assim que fervilhar. No prato, complete com um pouco de azeite extra virgem. Como acompanhamento, quinoa cozida vai super bem.

Fonte: Daqui Dali (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário