terça-feira, 25 de agosto de 2015

6 em cada 10 adultos no Brasil estão acima do peso, segundo IBGE


Este mês foi divulgada a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 realizada pelo IBGE, e uma constatação foi preocupante: a proporção de brasileiros adultos (com 20 anos ou mais) com excesso de peso chegou a 58,6%. Ou seja, a cada dez pessoas, seis têm problemas com a balança.

O resultado se mostra pior a cada nova pesquisa. Dez anos atrás a proporção de adultos com excesso de peso no Brasil era de 42,3%. Já entre 2008 e 2009 a taxa chegou a 50% (ou seja, metade da população). Quanto à obesidade, a proporção foi de dois para cada dez brasileiros adultos (21,5%), um crescimento de quase 10% comparado aos anos de 2008 e 2009.

O estudo buscou informações sobre excesso de peso e obesidade, sendo que para ser considerado com excesso de peso, o cálculo do IMC (índice de massa corporal) deve ser igual ou superior a 25 e na obesidade, acima de 30. Em 2013, havia mais mulheres com excesso de peso (58,2%) do que homens (55,6%), e em sua maioria entre pessoas de 55 a 64 anos (68,3%). Outro fato assustador: quase metade dos jovens entre 25 e 29 estava com excesso de peso.

Se você não quer fazer parte dessa estatística, pode começar abolindo da sua rotina alguns tipos de alimentos: refeições prontas congeladas, por exemplo, são ricas em sódio e gorduras saturadas, além de conservantes, que podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os biscoitos recheados são ricos em gordura saturada, aumentam o LDL (colesterol ruim) e reduzem do HDL (colesterol bom), o que pode provocar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além da grande quantidade de açúcar, que causa diabetes e obesidade.


Fonte: Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário