segunda-feira, 27 de julho de 2015

Substitua alimentos e temperos por opções mais leves e saudáveis


Um dos primeiros passos para reeducar a sua alimentação é substituir os alimentos menos nutritivos e mais calóricos pelos chamados funcionais. As substituições devem ser feitas por alimentos que tenham nutrientes, como as hortaliças e frutas. Na dúvida, opte sempre pelas versões integrais, que possuem carboidratos complexos e gastam muitas calorias para serem digeridos. Veja a seguir como fazer substituições corretas:

Sal

Dê preferência aos temperos naturais no lugar do sal, como o orégano e o alecrim, por exemplo. Se temperos não te agradam, a dica é usar o gersal, sal marinho ou do Himalaia, que dão o mesmo sabor mas possuem menos sódio. 

Açúcar

Quem quer emagrecer pode usar o agave e stevia. Aqueles que não estão com sobrepeso podem optar pelo açúcar mascavo.

Pão branco

O pão branco é outro item que pede cuidado nas dietas. A farinha branca é um carboidrato simples, que tem teor maior de glicose e são digeridos rapidamente. Prefira a versão integral, que é fonte de fibras. As panquecas e crackers de tapioca também são uma boa pedida.

Margarina e manteiga

Nenhuma das duas opções favorece a sua saúde. A dica é trocar por queijos brancos, como o cottage e a ricota, ou pelo requeijão light, que têm menos calorias e não trazem riscos para o colesterol. Uma pasta batida de abacate com alho, cebola, salsinha e tomate, ou a mesma mistura com cenoura também é uma boa opção.

Creme de leite e molho branco

Apesar de saborosos, o creme de leite e o molho branco possuem muitas calorias, e podem ser inimigos da boa forma. Sempre que possível, é interessante trocar por iogurtes naturais, cremes de soja, clara de ovo e até mesmo leite de arroz. 

Fonte: Daqui Dali (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário