sexta-feira, 31 de julho de 2015

Você sabe como funciona o metabolismo?



O peso ideal é sonho de maioria das pessoas. Mesmo controlando a alimentação, muitas reclamam que não conseguem emagrecer. Deve-se ficar atento, portanto, ao funcionamento do seu metabolismo.

O metabolismo é o conjunto de eventos que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam no interior de um organismo vivo, produzindo energia para mantê-lo funcionando. Esse processo resulta em uma perda energética denominada gasto calórico total. Este é influenciado por fatores como genética, idade, peso, altura, sexo, exercícios físicos entre outros fatores. Ele é o executor dos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula que constituem a base da vida.

O metabolismo é um dos mais importantes e vitais processos biológicos. Ele é diretamente responsável pelo crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

O metabolismo é importante no processo de perda de peso, pois deixa em pleno funcionamento o organismo e seus compartimentos, fazendo a degradação, conversão e aproveitamento de todos os nutrientes ingeridos. Ele fica lento por falta de aporte de nutrientes e água. Como consequência reduz a reprodução celular e diminui a taxa de metabolismo.

Alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição atrapalham o funcionamento do mesmo. Para acelerá-lo é necessários adequar a ingestão hídrica. Por isso é que devemos tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Além disso, deve-se aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, diminuir o consumo de industrializados e optar por orgânicos certificados.

Ingerir água é fundamental para o metabolismo, pois ela está presente na maioria das funções do organismo. A água é componente importante na reforma celular e funcionamento de todos os compartimentos do ser humano. Necessitamos de boa hidratação e consumo amplo de nutrientes através da alimentação diária.

O sono atrasado e a idade também interferem nas funções do organismo. Um sono produtivo e regular é constituinte para melhorar o metabolismo. Com o passar dos anos o metabolismo tende a ficar mais lento, mas podemos minimizar os danos com bons hábitos na alimentação, além da prática de exercícios físicos regulares.

Fonte: Terra (com minha consultoria)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Como temperar as primeiras comidinhas do bebê



Com o nascimento de um bebê todo cuidado com a alimentação é pouco. O indicado é dar apenas o leite materno até os seis meses de idade e, após esse período, as mães devem fazer mudanças e acrescentar alguns alimentos, como as papinhas. E as dúvidas sobre quais temperos podem ser usados é comum entre as mães de primeira viagem.

O segredo é começar colocando pequenas quantidades e optando por temperos frescos para deixar a comida mais saborosa. Para não prejudicar o bebê, com efeitos indesejáveis, como gases e a recusa de comer, comece usando o mínimo de temperos, para acentuar o sabor da comida e acostuma-lo aos diferentes sabores.

Utilize somente os temperos naturais como alho, cebola, salsinha, entre outros, sempre bem batidos e sem excessos. E é importante ressaltar que quanto menos sal, melhor para a saúde do bebê, pois este condimento pode viciar o paladar dele, gerando problemas futuros, como a hipertensão.

Quanto as carnes, entre a de boi e a de frango, fique com a segunda. Escolha o frango orgânico, que apresenta menos gordura saturada. Preferir os alimentos orgânicos é uma ótima opção: Entre os benefícios estão melhor qualidade nutricional com mais aporte de nutrientes, menor ingestão de químicos e agrotóxicos em geral, consequente melhora do sistema imunológico e prevenção de doenças como câncer.  como a hipertensçaoores.
ntuar o sabor da comida e as de Fibra, onde haver..

Além das papinhas, é recomendado oferecer frutas bem diversas, aumentado assim o aporte de vitaminas e minerais.

Fonte: Vila Mulher (com minha consultoria)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Substitua alimentos e temperos por opções mais leves e saudáveis


Um dos primeiros passos para reeducar a sua alimentação é substituir os alimentos menos nutritivos e mais calóricos pelos chamados funcionais. As substituições devem ser feitas por alimentos que tenham nutrientes, como as hortaliças e frutas. Na dúvida, opte sempre pelas versões integrais, que possuem carboidratos complexos e gastam muitas calorias para serem digeridos. Veja a seguir como fazer substituições corretas:

Sal

Dê preferência aos temperos naturais no lugar do sal, como o orégano e o alecrim, por exemplo. Se temperos não te agradam, a dica é usar o gersal, sal marinho ou do Himalaia, que dão o mesmo sabor mas possuem menos sódio. 

Açúcar

Quem quer emagrecer pode usar o agave e stevia. Aqueles que não estão com sobrepeso podem optar pelo açúcar mascavo.

Pão branco

O pão branco é outro item que pede cuidado nas dietas. A farinha branca é um carboidrato simples, que tem teor maior de glicose e são digeridos rapidamente. Prefira a versão integral, que é fonte de fibras. As panquecas e crackers de tapioca também são uma boa pedida.

Margarina e manteiga

Nenhuma das duas opções favorece a sua saúde. A dica é trocar por queijos brancos, como o cottage e a ricota, ou pelo requeijão light, que têm menos calorias e não trazem riscos para o colesterol. Uma pasta batida de abacate com alho, cebola, salsinha e tomate, ou a mesma mistura com cenoura também é uma boa opção.

Creme de leite e molho branco

Apesar de saborosos, o creme de leite e o molho branco possuem muitas calorias, e podem ser inimigos da boa forma. Sempre que possível, é interessante trocar por iogurtes naturais, cremes de soja, clara de ovo e até mesmo leite de arroz. 

Fonte: Daqui Dali (com minha consultoria)

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Alimentos que ajudam a manter o corpo em forma, sem abrir mão da saúde



Se você quer manter o corpo em forma, o ideal é buscar na nutrição funcional, uma maneira saudável para ter o tal “corpo dos sonhos”. Do que adianta estar linda, mas sem saúde? Alguns alimentos são fundamentais, seguindo a nutrição funcional, como adjuvantes nos tratamentos, tais como:
Gengibre: devido a sua ação termogênica, ele ajuda a acelerar o metabolismo, e com isso aumenta a queima calórica corporal.
Óleo de Cártamo: é um antioxidante natural e acelerador metabólico que “obriga” o organismo a gastar a gordura dos alimentos e também a gordura estocada, como as das do culote, barriguinha e outras regiões.
Chá de Hibisco: planta medicinal que possui antocianina, capaz de promover uma limpeza das toxinas do organismo, desinchando o corpo.
  
Óleo de Coco – aumenta a saciedade, retarda o esvaziamento gástrico e rico em gorduras boas, com ação antibateriana, antifúngica e antiviral. 
Então, que tal incluir estes alimentos em sua dieta? Lembrando sempre que é importante ter um acompanhamento médico para receitar a maneira correta de utilizá-los nas refeições.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Sucos detox, seus efeitos e benefícios para o organismo


Os sucos Detox estão fazendo sucesso entre as pessoas que desejam "limpar" o organismo. Mas sua eficácia vem dividindo opiniões. De acordo com matéria publicada no jornal "Daily Mail" especialistas alegam que não existem evidências científicas de que essas bebidas sejam realmente benéficas.

Dr. David Heber, endocrinologista da Universidade da Califórnia acha que a dieta é desequilibrada e que em apenas três dias ela não é capaz de remover toxinas do corpo. O Dr. Roshini Raj, gastroenterologista do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, os sucos possuem poucos ingredientes e oferecem resultados fugazes.

Mas a dieta que inclui sucos Detox, quando elaborada por um profissional, pode sim favorecer o a desintoxicação do organismo. Para isso é necessário retirar alimentos com contaminantes químicos, os chamados xenobióticos, e introduzir itens com vários nutrientes que favoreçam a eliminação de toxinas.

Também não é verdade que esses sucos Detox contenham poucos ingredientes a ponto de desequilibrar a alimentação. Muito pelo contrário, sucos Detox bem elaborados vão conter mais nutrientes que sucos prontos, refrigerantes ou alimentação industrializada. Eles podem favorecer a saúde e o organismo como um todo.

A regrinha básica para se consumir sucos Detox corretamente é não usá-lo como substituto de alguma refeição. Ele deve ser introduzido em uma rotina alimentar completa. Caso contrário, o suco pode desacelerar o metabolismo e potencializar o efeito dessa dieta após o retorno de rotina alimentar anterior, que geralmente não é adequada. E também não adianta comer incorretamente sempre, tomar sucos Detox para reequilibrar e depois retornar à rotina alimentar toda inadequada. Na medida em que os sucos são incluídos na dieta uma mudança no hábito alimentar se faz necessária.

Por isso, diminua o consumo de alimentos industrializados repletos de elementos danosos ao organismo e que ainda favorecem o aumento de peso e passe a comer mais vitaminas e minerais provenientes de frutas, legumes e verduras bem diversas. O ajuste de peso e medidas será o resultado, com evidentes benefícios à saúde e vitalidade.


Fonte: Portal de Paulínia (com minha consultoria)

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Receita saudável: sopão mix de legumes


Ao longo dos anos, o corpo sofre várias alterações, e o metabolismo imprime um ritmo diferente. Isso se deve a diversos problemas como, falta de atividade física, perfil genético, evolução natural, idade, dieta incorreta ou fatores ambientais. Bom, para recuperar o metabolismo alterado, existe uma solução: um plano de ação alimentar, que, além de colocá-lo em ordem, ajuda a ajustar o peso e diminuir a indesejável gordura localizada. Para ajudar, no final de tarde e noite, consuma chás de camomila, cidreira, erva-doce e um jantar leve com sopa de legumes variados. Uma boa sugestão é a receita abaixo, confira:

Sopão de mix de legumes

Ingredientes

• 1 col. (sopa) de óleo de canola
• 2 dentes de alho picados
• 1/2 cebola média, picada
• 3 tomates sem pele e sem sementes, picados
• 2 cenouras picadas
• 6 buquês de brócolis
• 6 buquês de couve-flor
• 4 folhas de couve
• 1 chuchu médio, picado
• 1 litro de água
• Sal a gosto
• Salsinha picada a gosto

Modo de fazer

Aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola e o tomate. Junte os legumes, as verduras, a água e sal. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Sirva  com a salsinha.


terça-feira, 14 de julho de 2015

Gergelim: a semente vitaminada que traz saciedade



Você é daqueles que só come gergelim quando este está na parte de cima do pão? Pois saiba que a semente é muito mais do que um tempero. Que tal trocar o pão com gergelim por só a semente?

O gergelim oferece bons nutrientes para regulação de metabolismo. Ele é fonte de proteínas, cálcio, ferro, ômega 3 e vitaminas E, B1 e B2.  Também contém fibras para melhor trânsito intestinal e saciedade, e proteína de bom valor biológico, além de produzir sensação de saciedade.

Aliado a uma dieta adequada, ele pode reduzir a inflamação produzida pelo sobrepeso e ainda apresentar ácidos graxos insaturados que regulam colesterol. Podemos afirmar que o cálcio em doses certas favorece a regulação de peso e que, em função dos ácidos graxos como o ômega 3, pode diminuir a inflamação e o aumento da circunferência de cintura. Por isso, se você busca diminuir a gordura localizada e chegar ao peso ideal, inserir o gergelim na sua alimentação é uma boa pedida.

É possível encontrar a semente de origem oriental em pães e bolachas. Também é indicado o consumo através da trituração, podendo ser adicionada a sucos, saladas e molhos. Existe ainda o óleo de gergelim, que pode ser usado (com moderação) em várias preparações, como saladas, sopas e molhos.

Contudo, existem alguns cuidados para aproveitar esses benefícios e evitar que o gergelim se torne um vilão. O excesso nunca é recomendado e pode engordar por apresentar ácidos graxos. Consumo aproximadamente uma colher de sobremesa das sementes ou do óleo por dia. Além disso, devido ao alto teor de fibras, é necessário beber muita água – o recomendado são dois litros por dia. Gestantes devem consultar antes um médico.

Confira a receita de Patê de Gergelim com Ervas:

1 xícara de gergelim hidratado e desidratado
½ xícara de água de coco verde
½ xícara de temperos verdes (cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim).
¼ colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de suco de limão
Preparo:
Bater no liquidificador primeiro o gergelim com água de coco até virar um creme. Adicionar os temperos e apertar a tecla pulsar 3 vezes.

Fonte: Bolsa de Mulher (com minha consultoria)

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Inclua a salada na sua rotina alimentar


Aqui no blog eu já comentei sobre a importância dos vegetais na alimentação. Mas é fato que muitas pessoas ainda não são habituadas à consumir saladas variadas no dia a dia. A seguir, eu respondi algumas questões sobre esse prato, e como incluir a salada na sua alimentação diária:

Em um prato de salada podemos encontrar: Vitaminas, minerais e fibras das mais diversas possíveis. A refeição deve sempre começar pela salada, Para dar tempo do centro da saciedade chegar ao cérebro, e ele seja informado do aporte de energia. Desta forma você acaba ingerindo menos alimentos calóricos ou danosos ao organismo.

O consumo diário de salada fornece energia de qualidade e nutrientes para que regulam o metabolismo e o transito intestinal. Desta forma é possível induzir o emagrecimento ou adequar o peso.

A porção diária que um adulto deve ingerir é 1/2 prato raso de salada bem colorida e com diversos tipos de hortaliças. Os ingredientes que não podem faltar na salada são: tomate, vegetais verde-escuros, cenoura ralada, beterraba. Na verdade variar e colorir sempre.

Inserir este hábito nas crianças não é tão difícil. Os pais devem dar o exemplo e ingerir salada na frente das crianças para que elas sigam a atitude. No prato das crianças eles podem fazer desenhos com frutas e hortaliças para conquistar e gerar curiosidade. Em geral é percebido que pessoas que não comeram salada durante a infância têm mais dificuldade para consumi-la na fase adulta, mas o paladar pode deixar o hábito infantil e modificar, e a pessoa passa a ingerir alimentos diferentes na fase adulta, como a salada.

Para quem quer começar a incluir a salada na alimentação, uma dica é picar e misturar em um prato, diversas cores de hortaliças, adicionar frutas como tangerina, kiwi, morangos, ou ainda fazer molhos sugestivos como agave e azeite, ou ervas como orégano e óleo de gergelim. Evite usar molhos a base de latícinios, molhos prontos e óleo em excesso.  

A melhor forma de conservar e higienizar os ingredientes é lavar em água corrente e clorada, adicionar hipoclorito de sódio e deixar de molho, enxaguar e armazenar na geladeira em recipiente hermeticamente fechado.


terça-feira, 7 de julho de 2015

Receita saudável: salada de folhas para desinchar


Para diminuir o inchaço (retenção de líquidos), vale investir em alimentos que tenham efeito anti-inflamatório. Eles eliminam as substâncias tóxicas que causam inflamação no organismo e auxiliam na manutenção da sua saúde.

Verduras como a alface, acelga, agrião e aipo, chegam a ter 80% a 90% de água, além de fibras e muito nutrientes, que ajudam a desinchar. O efeito diurético fica ainda maior se acrescentarmos gengibre no preparo. A raiz é um potente termogênico, que melhora o funcionamento do metabolismo, além de também possuir propriedades anti-inflamatórias. Que tal unir estes alimentos em uma salada deliciosa e saudável? Confira a  receita:

SALADA DE FOLHAS PARA DESINCHAR

Ingredientes:

Folhas de alface, acelga, agrião e aipo a gosto
Gengibre ralado
Óleo de gergelim

Misture as folhas, jogue o gengibre por cima e finalize com um fio do óleo de gergelim.


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Os benefícios da farinha integral


É possível emagrecer consumindo farinha branca? A resposta correta: será bem mais difícil. A farinha branca estimula a maior liberação de insulina e a formação de gordura. Já a massa integral, rica em fibras, favorece o aumento do metabolismo e também apresenta vitamina E, que diminui a inflamação. O sobre peso é um estado inflamatório. Ou seja, se a pessoa deseja regular o peso e ter mais saúde, decididamente deve preferir os integrais.

Por ser um carboidrato simples, a farinha branca aumenta a produção de insulina, favorece a constipação intestinal, ajuda no ganho de peso e é contraindicado para diabéticos. Já a integral que faz o organismo “trabalhar” mais graças a maior dificuldade de quebra das moléculas do alimento. A farinha integral traz mais saciedade, ajuda a queimar mais calorias e é ideal para a manutenção (ou até perda) do peso.


Como sabemos, as fibras são essenciais na manutenção do organismo, pois auxiliam um bom funcionamento intestinal, sendo opção mais saudável. Então já sabe: sempre que possível, prefira a farinha integral em vez da branca.