quinta-feira, 11 de junho de 2015

Conheça sete alimentos que amenizam a ansiedade



A ansiedade é uma condição emocional que também afeta a saúde. Em excesso, ela desencadeia o mal-estar e a gula, fazendo você comer muito mais do que o recomendado por dia. Existem alguns tratamentos criados para controlar a ansiedade, mas a alimentação também pode ajudar a ameniza-la. Conheça sete alimentos que atuam no bem-estar e relaxamento:

1-  Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir os efeitos do estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. 

2-   Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade pela produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. Recomenda-se o consumo de duas a três porções (variadas) desse grupo por dia.

3-   Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a ansiedade. Fazem parte deste grupo aveia, feijão, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs, pão, arroz e massas. Consuma 6 a 9 porções variadas por dia, optando sempre pelas versões integrais.

4-    Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

5-  Carnes magras e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina.  Também contém outro aminoácido, a taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, utilizado pelo organismo para controlar fisiologicamente a ansiedade. Consuma uma a duas porções de carne magra (como as brancas) por dia.

6-  Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que também favorece a produção de serotonina. Recomenda-se consumir 30 gramas diários de chocolate, dando preferência para o amargo (com mais de 70% de cacau), sem açúcares e lactose.

7-  Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Quando as concentrações do ácido fólico estão baixas em nosso organismo, os níveis de serotonina também se reduzem. Além disso, o espinafre, e outras folhas verde-escuras atuam como antioxidantes, melhorando o funcionamento cerebral e amenizando a ansiedade.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário