terça-feira, 23 de junho de 2015

7 alimentos funcionais para incluir na sua dieta


Mudar os hábitos alimentares nem sempre é fácil, e às vezes demora bem mais do que se imagina. Mas não é preciso (e nem recomendado) passar fome em dietas extremas para isso. Confira a seguir uma lista com sete alimentos que serão bons aliados nesse objetivo. Antes de tudo, é importante ressaltar que estes são alimentos a serem introduzidos em uma dieta balanceada com hidratação farta e gradual e no mínimo cinco refeições ao longo do dia.

Maca peruana

Ela ainda não é tão popular quanto merece, já que traz benefícios importantes na hora de trabalhar a silhueta. A maca peruana é um tubérculo de alto valor nutritivo. Composta por carboidratos, proteínas, fibras e lipídios. Rica em aminoácidos, tendo como destaque a arginina e a lisina, que ajudam na fertilidade, melhora da libido, aumento de energia e resgate de metabolismo. Além disso é essencial para quem deseja manter o pique nos esportes. Por todos esses efeitos, ajuda no emagrecimento e na diminuição de gordura.

Sugestão de consumo: 1 colher de sobremesa em sucos ou água no café da manhã ou antes da atividade física.

Chá de hibisco

Sabe aquela faxina no organismo, que vai jogando tudo de ruim para fora? O chá de hibisco faz! E faz tão bem que combate até a retenção de líquidos. Ela é uma planta medicinal que possui antocianina, capaz de promover uma limpeza das toxinas do organismo, desinchando o corpo e promovendo a redução de gordura.

Sugestão de consumo: 3 xícaras de chá por dia.

Gengibre

Um pequeno pedaço dele faz uma grande diferença: não só dá aquele sabor especial à sucos, sopas, carnes e diversos outros pratos, como possui ação termogênica. O gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, e com isso aumenta a queima calórica corporal.

Sugestão de consumo: um pedaço pequeno para sucos ou quanto a receita pedir em demais pratos.

Óleo de cártamo

É um antioxidante natural (preserva a juventude) e acelerador metabólico. Ele “obriga” o organismo a gastar a gordura dos alimentos e também a gordura estocada, como as das do culote, barriguinha e outras regiões.

Sugestão de consumo: 2 a 4 gramas por dia antes das refeições. Como essa dosagem depende do biótipo, o melhor aqui é consultar um nutricionista.

Quinoa

Uma mão na roda para quem sofre com problemas intestinais que dificultam a ida ao banheiro. As fibras da quinoa regularizam o intestino e favorecem o trânsito intestinal, o que é excelente para quem quer emagrecer. Também é uma importante fonte de proteína vegetal. Ela oferece aminoácidos como lisina, metionina, tirosina, arginina e triptofano, por isso é excelente para o crescimento de massa muscular, além de ajudar na preservação da pele e tecidos, prevenindo inclusive, o envelhecimento precoce.

Sugestão de consumo: porção de 2 a 3 colheres no almoço.

Óleo de coco 

Ele já é conhecido de quem quer entrar em forma. Recomendado para vários pratos na cozinha saudável, o óleo de coco aumenta a saciedade, retarda o esvaziamento gástrico e é rico em gorduras boas, com ação antibacteriana, antifúngica e antiviral. Quantos benefícios, não é?

Sugestão de consumo: 1 colher de sobremesa em preparações à sua escolha.

Amaranto

Esse grão integral é um bom aliado para quem deseja manter uma alimentação saudável e perder peso. Todo o sucesso se deve à grande quantidade de benefícios, já que ele: faz a manutenção da saciedade, regula a glicemia, auxilia na produção de energia, melhora o metabolismo e ainda promove o aumento da massa magra.

Sugestão de consumo: 1 colher de sobremesa em lanches ou misturado em frutas ou suco de frutas.

É bom lembrar que milagres não existem. Ao incluir esses alimentos, corte o excesso de sal, açúcares, gorduras, frituras e outros alimentos reconhecidos como inimigos do corpo que você quer ter.


Fonte: Daquidali (com minha consultoria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário