quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aminoácidos, Carotenóides e outros nutrientes do Goji Berry



Aqui no blog eu já falei sobre o Goji Berry, seus benefícios e indicações de consumo. Que tal agora saber o que cada vitamina e mineral faz no seu organismo? A seguir, você confere os nutrientes presentes no Goji Berry e a ação de cada um deles.

Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação (através do Goji Berry, por exemplo) ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Já os oligoelementos ou microminerais são elementos químicos essenciais para os seres vivos.  Por exemplo, no Goji Berry encontramos zinco, cálcio, potássio, selênio, germânio e outros importantes microelementos.

Os carotenóides, presentes no Goji Berry, são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atua diretamente na renovação celular e sintetiza pigmentos da retina.  Outros alimentos que também oferecem Carotenóides: mamão, cenoura e vegetais alaranjados em geral.

Também presente no Goji Berry, o complexo B é um conjunto de oito vitaminas e com importante ação no metabolismo celular. Ajudam na manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade.

A fruta também é rica em ácidos graxos essenciais, como o Alfa-linoleico, linoleico, beta-sistoesterol, fitoesterol. A ação deles é melhorar a função endotelial, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e regulação de pressão arterial. Também contribuem para bom funcionamento do sistema imune. E ainda participam na produção de hormônios.

As bagas de Goji Berry foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400. O Goji Berry contém, ainda, 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os polifenóis do chá verde



Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis. Elas evitam que haja uma ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras.  

O chá verde também é rico em tanino, que age na diminuição das taxas do LDL e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonoides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. E Ainda é diurético. 

Os polifenóis são substâncias caracterizadas por possuírem uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. São substâncias naturais encontradas em plantas, tais como flavonoides, taninos, lignanas, derivados do ácido cafeico, dentre outras.  

O chá evita a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando no combate ao câncer, além de apresentar antioxidantes e componentes reparadores do organismo humano que evitam a ação destrutiva dos radicais livres. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sobremesas para o Dia do Amigo


O Dia do Amigo vem aí. É amanhã, dia 20 de julho, e as pessoas mais especiais da nossa vida merecem uma comemoração. Para celebrar as amizades, hoje eu vou dar a dica de três sobremesas fáceis de fazer, que agradam os amigos e, é claro, são todas saudáveis. Escolha uma delas e bom apetite:

Pudim de Damasco


Ingredientes:
6 damascos
½ xícara de uvas-passas brancas (hidratadas)
2 xícaras de polpa de coco verde
¼ xícara de farinha de linhaça dourada
½ xícara de nozes
½ colher de chá de fava de baunilha.

Preparo:
Processar todos os ingredientes até ficar com consistência homogenia. Colocar na forma ou em forminhas. Levar para gelar e desenformar. Enfeitar com damascos e passas.

Creme de Caqui com Linhaça


Ingredientes:
- 2 caquis maduros
- 1 colher de sopa de semente de linhaça
- Folhas de hortelã para decorar

Preparo:
Deixar de molho a linhaça em meio copo de água durante a noite. Bater no liquidificador a semente de linhaça hidratada com os caquis até formar um creme. Colocar em taças levar a geladeira por 2 horas. Para servir, decorar com folhas de hortelã.

Sorbet de Framboesa


Ingredientes:
450 g de framboesas
Suco e raspas de 2 limões
2 colheres (sopa) de mel

Preparo:
Bata as framboesas no liquidificador. Coe numa gaze ou peneira fina sobre uma tigela e descarte a polpa. Junte os demais ingredientes e 250 ml/1 xícara de água. Misture bem e congele por 2-3 h. Depois, bata em uma sorveteira ou com um mixer até ficar cremoso, mas não liquido. Recoloque no freezer até ficar firme.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Prato saudável para receber os amigos: Chutney de tomate



No próximo dia 20 de julho comemoramos o Dia do Amigo, e nada melhor do que recebê-los em casa para colocar a conversa em dia. Sejam amigos íntimos ou até aqueles que não vimos há muito tempo, uma boa dica é preparar uma recepção e jantar para essas pessoas tão especiais. Aproveite para fazer receitas gostosas e saudáveis, que os seus amigos gostem e, por que não, aprendam a fazer também.

A dica de hoje é do Chutney de tomate, uma opção de entrada leve e apetitosa.

Ingredientes:

1 kg de tomates inteiros
2 colheres de sopa de óleo de canola
2 canelas em pau
1 colher de chá de coentro em grão (opcional)
1 colher de café de cominho em grão (opcional)
1 colher de café de sal ( a gosto)
1 pitada de pimenta calabresa ou de sua preferência
1 xícara de café de vinagre
4 colheres de sopa de açúcar branco ou mascavo.

Preparo:


Corte os tomates em cubinhos. Leve o óleo de canola a uma panela e em seguida as especiarias. Deixe refogar um pouco (cerca de dois minutos em fogo médio) e adicione os tomates em cubinhos. Adicione o vinagre e o açúcar; deixe apurar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, com cuidado de não queimar o fundo da panela. Resfrie e armazene em pote de vidro na geladeira.

terça-feira, 10 de julho de 2012

A ação das oleaginosas no organismo



As oleaginosas, apesar de bastante calóricas, podem fazer parte de uma alimentação saudável se consumidas corretamente. Fazem parte desse grupo as nozes, amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas de caju e castanhas portuguesas, entre outras.

A seguir eu cito as principais indicações e contra-indicações de cada uma. Por isso, antes de consumi-las fique sempre atento ao seu plano alimentar e peça orientação ao seu nutricionista antes de inserir qualquer alimento à sua rotina!

Nozes:

Rica em Ômega 3 e Arginina, um aminoácido essencial que em dose certas promove ação positiva no sistema cardiovascular, melhora do sistema imune, reparação de função intestinal e construtora de tecido muscular.

INDICAÇÕES: Por ter ação antioxidante e antiinflamatória pode ser usado por amplo grupo. A indicação é de 28 gramas diariamente. Por conter vitamina B6, atua na prevenção da aterosclerose por modulação dos níveis de homocisteina.

CONTRAINDICAÇÕES: O excesso pode trazer efeito contrário e vasoconstrição, principalmente em pacientes com doenças cardiovasculares. Na gestação é necessário observar hipersensibilidade e alergias.

Amêndoas:

Contem zinco, que contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do organismo, além de ser necessário para a divisão celular, estrutura da pele e cicatrização e ação antioxidante.

INDICAÇÕES: Por ter ação antiinflamatória e antioxidante pode ser usado por amplo grupo de indivíduos, especialmente obesos, fumantes, e idosos. Sua indicação é de 20 a 30 gramas dia, alternando com outra oleaginosa. Devido à vitamina E, possui ação antioxidante e anticancerígena, e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

CONTRAINDICAÇÕES: Certas afecções hepáticas, como icterícia, cálculos biliários. Em gestantes consultar o médico ou nutricionista.

Castanha de caju:

Contém arminino, aminoácido essencial que desempenha importante papel no combate as doenças cardíacas, pois se converte em óxido nítrico que atua na função de vasodilatação e modulação da pressão arterial.Também é fonte de magnésio, ferro, cobre, zinco.

INDICAÇÕES: Amplo grupo  e em especial pacientes com hipertensão arterial. A indicação diária é 20 a 30 gramas por dia.

CONTRAINDICAÇÕES: Indivíduos com hipersensibilidade à castanha e alergias.

Castanha do Pará:

É rica em Selênio, necessário para resposta apropriada do sistema imunológico e para a absorção de iodo no metabolismo dos hormônios da tireóide. Auxilia na proteção da célula em relação a vários tipos de danos causados pelos radicais livres.

INDICAÇÕES: A Oleaginosa ajuda a prevenir câncer, esclerose múltipla e mal de Alzheimer. Sua fração oleosa é rica em ácidos graxos monoinsaturadas (48%) sendo indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, controles glicêmicos e de peso. Portanto amplo grupo de pessoas. É indicado o consumo de 1 a duas castanhas por dia, e nunca mais do que essa quantidade.

CONTRAINDICAÇÕES: Indivíduos com hipersensibilidade

Castanha Portuguesa:

Contém ácido fólico, que é necessário para o crescimento e a regeneração das células e formação dos glóbulos brancos e dos glóbulos vermelhos do sangue. Aumenta a imunidade e previne a má formação fetal.

INDICAÇÕES: Amplo grupo e em especial gestantes pela presença do ácido fólico. Mas caso a gestante esteja em suplementação do mineral, questionar ao médico ou nutricionista. A quantidade ideal de consumo diário é 20 a 30 gramas por dia.

CONTRAINDICAÇÕES: Os estudos não referem.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Substitua o açúcar pelo agave



Aqui no blog eu já falei anteriormente sobre os malefícios do uso desenfreado do açúcar que pode causar, entre outras doenças, até o envelhecimento precoce. Uma alternativa muito mais saudável (e orgânica) é o agave, que além de conter menos calorias que o açúcar, adoça (acredite) três vezes mais!

Para quem ainda não conhece, o agave é uma planta originária do México e que foi inicialmente usada na fabricação da tequila. Em outras palavras, a semelhança entre o agave e a cana-de-açúcar é a produção tanto de extratos doces quanto de bebidas alcoólicas. Mas para por aí. A diferença que torna o agave mais saudável é o seu poder edulcorante superior (tornando o seu consumo bem menor), com muito menos calorias.

Só para você ter uma ideia, uma colher de sopa rasa (15g) de açúcar refinado contém em média 60 calorias (Kcal), enquanto a mesma medida de extrato de agave contém somente 3,34 calorias (Kcal). Outra boa notícia é que o extrato de agave possui baixo índice glicêmico. Isto quer dizer que ele se transforma em glicose no organismo mais lentamente, se tornando uma ótima alternativa para os diabéticos. Além disso, o seu consumo também ajuda a modular a flora intestinal.

Sua textura é semelhante a do mel, porém mais suave. O paladar é neutro (não altera o sabor dos alimentos), e ele pode ser utilizado para substituir o açúcar ou mel de abelhas. Outra sugestão de consumo é com iogurte natural ou com banana, aveia e canela, em shakes e também em saladas. Para adoçar um suco, por exemplo, substitua uma colher de sopa (15g) de açúcar por uma colher de sobremesa (10g) de agave.

O extrato de agave pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e orgânicos, nas prateleiras de adoçantes ou mel.