quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aminoácidos, Carotenóides e outros nutrientes do Goji Berry



Aqui no blog eu já falei sobre o Goji Berry, seus benefícios e indicações de consumo. Que tal agora saber o que cada vitamina e mineral faz no seu organismo? A seguir, você confere os nutrientes presentes no Goji Berry e a ação de cada um deles.

Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação (através do Goji Berry, por exemplo) ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Já os oligoelementos ou microminerais são elementos químicos essenciais para os seres vivos.  Por exemplo, no Goji Berry encontramos zinco, cálcio, potássio, selênio, germânio e outros importantes microelementos.

Os carotenóides, presentes no Goji Berry, são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atua diretamente na renovação celular e sintetiza pigmentos da retina.  Outros alimentos que também oferecem Carotenóides: mamão, cenoura e vegetais alaranjados em geral.

Também presente no Goji Berry, o complexo B é um conjunto de oito vitaminas e com importante ação no metabolismo celular. Ajudam na manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade.

A fruta também é rica em ácidos graxos essenciais, como o Alfa-linoleico, linoleico, beta-sistoesterol, fitoesterol. A ação deles é melhorar a função endotelial, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e regulação de pressão arterial. Também contribuem para bom funcionamento do sistema imune. E ainda participam na produção de hormônios.

As bagas de Goji Berry foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400. O Goji Berry contém, ainda, 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário