quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Evite e trate a ressaca com a alimentação saudável


Muita gente exagera tanto na bebida quanto na comida durante as festas. Dias de folga são ótimos, mas o importante é manter uma alimentação saudável mesmo em dias de festa, para não sofrer com mal estar e com a ressaca. Contudo, para quem sabe que vai viver situações intensas nos próximos dias, existem maneiras de conseguir diminuir os efeitos da ressaca e assim conseguir aproveitar melhor os momentos em casa ou na viagem. 

De início, sempre é importante manter uma hidratação farta e gradual ao longo do dia, no mínimo 2000 ml em copos de 200 ml a cada hora. Metade destes deve ser em água natural e os demais podem ser água de coco, sucos naturais de frutas e chás. Além disso, é importante comer comidas leves, sem frituras ou excesso de açúcar.

Devemos beber antes, durante e depois de um evento em que vamos consumir bebidas alcoólicas. Mas, com ressaca ou não, no dia seguinte é essencial se hidratar fartamente recompondo o organismo do efeito deletério da bebida. O aumento do aporte hídrico deve ser em 50 %, então beba pelo menos 2500 ml de líquidos saudáveis.

Se o mal estar veio acompanhado de enjoo, os chás amargos são depurativos e trazer bem estar. Tente boldo, carqueja, alcachofra ou de folhas de oliveira. Mas não em excesso, três xícaras de chá ao longo da jornada posterior ao consumo entre os demais líquidos é o suficiente.

Outra boa dica para se curar da ressaca é a banana, pois é fonte de carboidratos e por sua vez glicose que vai ajudar a recuperar o seu organismo. Mas podemos consumir frutas ou sucos diversos, e fica melhor ainda se associadas a uma colher de sopa de grão integral como amaranto ou aveia. Certeza de melhor carga glicêmica e recuperação correta do organismo com liberação de energia gradual e melhora do bem estar.

Quanto a beber café ou refrigerantes para curar a ressaca, é mito!  As duas bebidas podem piorar a desidratação, acelerar os batimentos cardíacos ou ainda piorar o mal estar com a chamada hipoglicemia de rebote. Beber mais álcool também não ajuda e sim faz com que seu corpo fique mais intoxicado. Pode haver uma falsa sensação de melhora pelo efeito de euforia do álcool ou por um pequeno efeito imediato de aporte de glicose da bebida. Evite e consuma bastante água, sucos, água de coco e chás.

Quanto mais natural for a alimentação, melhor para recompor seu organismo, favorecendo a hidratação e aporte de nutrientes através de vitaminas e minerais provenientes de hortaliças e frutas. As comidas prontas em geral também devem ser evitadas, pois apresentam muito sódio e aditivos químicos que pioram o estado desidratado e intoxicado do organismo, portanto evite!






Nenhum comentário:

Postar um comentário