quinta-feira, 6 de março de 2014

Como evitar a queimação: minha dica no site da revista Dieta Já

A revista Dieta Já publicou em seu site uma matéria sobre como evitar a queimação e o desconforto no estômago, e eu participei dando dicas. Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra.


A pirose (do grego "pýrosis", acção de queimar) ou azia, é a sensação de ardor (queimação), com aumento da salivação e acidez.  O ardor é provocado pela ação do ácido gástrico e às vezes bílis, fora do ambiente estomacal. A pirose pode ser sintoma de doenças como refluxo gastroesofágico, ou indicativo de processos irritativo ou inflamação no esôfago.

Alimentação inadequada com a ingestão em excesso de comida temperada (em especial temperos prontos ricos em sódio e aditivos), gordurosa , cafeinada (café, refrigerantes de cola, guaraná), além do uso habitual de substâncias tóxicas, como o álcool, fumo e outras drogas, como o ácido acetil-salicílico, podem ser fatores que desencadeiam a azia.

O primeiro passo para aliviar os sintomas é evitar temperos prontos, sopas prontas, embutidos, salgados, refrigerantes inclusive zero, frituras, chocolate, açúcar em excesso, carne vermelha em excesso, café, álcool, chá preto, leite integral, queijos amarelos, etc.

Veja abaixo mais dicas de como evitar ou aliviar a azia:
 
  • Dê preferência a alimentos como salmão, cavala, atum, sardinha, anchova (ômega-3 = anti-inflamatório) frescos, assados ou cozidos. Folha de inhame, goiaba, salsa, couve-flor cozida. 
  • Alimentos ricos em vitamina E (antioxidante) também são importantes: óleo de gérmen de trigo e abacate, com moderação. 
  • Evitar líquidos durante as refeições; quando consumir, no máximo, 150 ml.
  • Evitar alimentos excessivamente gelados ou quentes. 
  • Evitar períodos de jejum ou excesso de alimentação. 
  • Mastigar bem os alimentos e relaxar durante às refeições .
  • Fracionar as refeições em cinco ou seis vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário