quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prepare a sua agenda detox pós-carnaval


O Carnaval está chegando, mas já é hora de se preocupar em restabelecer o equilíbrio da sua saúde e do seu metabolismo depois da folia. Que tal marcar a sua consulta após o Carnaval e iniciar a sua dieta detox pós-folia? Confira as datas das minhas consultas:


Para começar, invista nos alimentos funcionais, sucos e picolés naturais, feitos com frutas frescas, além de chás e suchás para recuperar o metabolismo e recuperar o organismo do excessos do feriado ou mesmo para iniciar uma reorganização alimentar.

Outra dica é investir nos alimentos reparadores. Eles são ricos em nutrientes que contribuem para restabelecer o equilíbrio e trazer mais saúde e disposição. Comece por um suco natural de abacaxi, hortelã e agrião batidos em água de coco. A fruta e a hortelã vão ajudar a melhorar a digestão, e a hortaliça verde-escuro age na desintoxicação e relaxamento muscular. Outra opção pode ser um suco de melancia, farinha de linhaça e aipo, que auxilia na hidratação e depuração hepática.

Em um lanche tente misturar frutas variadas ricas em fibras e vitaminas, adicionando ainda o gengibre. Dessa forma você tem a certeza de uma reposição de nutrientes naturais. Para adoçar, introduza o agave, que possui baixo índice glicêmico e alto poder adoçante. Esse alimento poderá ainda ajudar na melhora da função intestinal.

As frutas vermelhas, em especial a amora, o mirtilo e a framboesa, dentre outras, são excelentes antioxidantes e desintoxicantes (e também são mais fáceis de encontrar nessa época). Misture nas saladas ou consuma na forma de sucos ou em iogurte desnatado, por exemplo.

A hidratação correta e gradual ao longo do dia também é muito importante para reequilibrar o metabolismo e facilitar a renovação celular. Além da água natural você pode apostar na água de coco e sucos naturais diversos. Outra dica é consumir chás amargos, como a carqueja, boldo e alcachofra. Estudos indicam que estes chás melhoram a função hepática e o bem-estar, principalmente após excessos alimentares.

E como dica final, a minha sugestão é uma sopa de hortaliças diversas contendo couve-de-bruxelas, chicória, agrião, inhame, uma fonte de proteína vegetal como a quinoa, e um colher de chá de noz pecã, que é rica em ácidos graxos essenciais e fonte de vitamina E.


Bom Carnaval e curta a folia com saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário