quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prepare a sua agenda detox pós-carnaval


O Carnaval está chegando, mas já é hora de se preocupar em restabelecer o equilíbrio da sua saúde e do seu metabolismo depois da folia. Que tal marcar a sua consulta após o Carnaval e iniciar a sua dieta detox pós-folia? Confira as datas das minhas consultas:


Para começar, invista nos alimentos funcionais, sucos e picolés naturais, feitos com frutas frescas, além de chás e suchás para recuperar o metabolismo e recuperar o organismo do excessos do feriado ou mesmo para iniciar uma reorganização alimentar.

Outra dica é investir nos alimentos reparadores. Eles são ricos em nutrientes que contribuem para restabelecer o equilíbrio e trazer mais saúde e disposição. Comece por um suco natural de abacaxi, hortelã e agrião batidos em água de coco. A fruta e a hortelã vão ajudar a melhorar a digestão, e a hortaliça verde-escuro age na desintoxicação e relaxamento muscular. Outra opção pode ser um suco de melancia, farinha de linhaça e aipo, que auxilia na hidratação e depuração hepática.

Em um lanche tente misturar frutas variadas ricas em fibras e vitaminas, adicionando ainda o gengibre. Dessa forma você tem a certeza de uma reposição de nutrientes naturais. Para adoçar, introduza o agave, que possui baixo índice glicêmico e alto poder adoçante. Esse alimento poderá ainda ajudar na melhora da função intestinal.

As frutas vermelhas, em especial a amora, o mirtilo e a framboesa, dentre outras, são excelentes antioxidantes e desintoxicantes (e também são mais fáceis de encontrar nessa época). Misture nas saladas ou consuma na forma de sucos ou em iogurte desnatado, por exemplo.

A hidratação correta e gradual ao longo do dia também é muito importante para reequilibrar o metabolismo e facilitar a renovação celular. Além da água natural você pode apostar na água de coco e sucos naturais diversos. Outra dica é consumir chás amargos, como a carqueja, boldo e alcachofra. Estudos indicam que estes chás melhoram a função hepática e o bem-estar, principalmente após excessos alimentares.

E como dica final, a minha sugestão é uma sopa de hortaliças diversas contendo couve-de-bruxelas, chicória, agrião, inhame, uma fonte de proteína vegetal como a quinoa, e um colher de chá de noz pecã, que é rica em ácidos graxos essenciais e fonte de vitamina E.


Bom Carnaval e curta a folia com saúde!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os malefícios das bebidas alcoólicas: saiba por que elas podem boicotar a sua alimentação saudável



Quem cuida da saúde e gosta de manter uma alimentação equilibrada sabe que é preciso abrir mão de alguns hábitos alimentares, como o consumo de gorduras e açúcares. Com o álcool não é diferente. Por ser uma caloria vazia e que não possui nutrientes para o corpo, o etanol contribui para o aumento de peso, além de afetar o organismo e prejudicar na absorção dos nutrientes oriundos de outros alimentos. 

O organismo entende o álcool como tóxico e leva à excreção de outros nutrientes da dieta. Isso afeta o metabolismo e o crescimento de massa muscular, além de gerar desidratação e queda de desempenho. Para as mulheres, é ainda pior. Elas possuem menos enzimas para degradar o etanol e também menos massa para processar o mesmo, favorecendo o aumento de peso pelo consumo de caloria vazia.

Quando ingerido, o etanol vai para o estômago e para o intestino delgado através da boca e esôfago. Há uma enzima na parede do estômago, o álcool desidrogenase, que degrada uma quantidade do etanol. Quanto mais álcool degradado, menos vai para o sangue. Mas a maior parte do álcool ingerido é absorvida pelo intestino delgado e vai diretamente para a corrente sanguínea. Apenas uma pequena proporção da quantidade de álcool absorvida é removida do corpo através da urina, suor e respiração. A maior parte continua a circular no sangue até que seja gradualmente processado pelo fígado.

Não há uma quantidade máxima de álcool recomendada ou que possa ser ingerida, pois isso depende do biótipo de cada pessoa. Uma taça de vinho por dia ainda é considerada saudável. Em outros casos, o ideal é se hidratar bem com água antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas, procurar se alimentar para evitar exageros e ainda consumir chás depuradores como boldo, carqueja e alcachofra após o consumo de álcool. Mas nada de exageros!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cuidado com os excessos do Carnaval!

O Carnaval está chegando! A partir da próxima semana, uns terão alguns dias de descanso, e outros vão aproveitar para extravasar, pular, brincar. Porém, o "pacote do folião" acompanha maus hábitos como acordar cedo e dormir tarde, comer mal, consumir álcool em excesso, entre outros problemas. Portanto, é importante minimizar os efeitos desta folia, dos excessos. Para isso, prepare seu organismo antes do início dos festejos. Seguindo estas dicas seu carnaval será diferente com mais disposição e sem riscos.



1ª dica: Hidrate-se bastante. Antes, durante e depois da maior festa popular do Brasil, os líquidos devem ser constantes na sua rotina diária.

2ª dica: Nesta semana, que antecede as festas, comece a consumir chás e suchás para preparar o organismo. Chás amargos melhoram a função hepática. Uma boa opção são os de alcachofra, boldo, carqueja, e também suchás como o de hibiscos com suco de frutas vermelhas, chá de frutas e canela, gengibre em chá ou um suco de três frutas.



3º dica: Não esqueça da água natural. Durante toda a jornada, principalmente quando há a ingestão de álcool, é indicado um consumo de dois litros de água.

4ª dica: A alimentação deve ser leve e fracionada. Abuse das frutas, pois ajudarão a suprir o seu corpo com nutrientes e energia. Proteínas, como as vegetais, também são ótimas aliadas. Duas boas opções: Amaranto e a Quinoa.

5ª dica: Nas refeições principais varie o cardápio com vários nutrientes em saladas coloridas e acrescente Sementes de Chia para ajudar a diminuir os danos celulares. 

 6º dica: Consuma uma fonte de proteína com pouca gordura. Opte pelo frango orgânico, sem pele, pescados assados e grelhados de fonte segura ou mesmo uma carne vermelha, mas sempre nas versões magras. Se preferir proteína vegetal, dê preferência à quinoa cozida, lentilha e cogumelos frescos, dentre outros.

7ª dica: Coma em porções menores e com qualidade para garantir dias tranquilos, sem deixar a folia passar.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saiba mais sobre a dieta sem glúten


Volta e meia aparecem novas “fórmulas” que prometem reduzir peso. A última, que tem feito muito sucesso entre as famosas, é a Dieta Sem Glúten, que retira os alimentos que apresentam essa proteína natural de grãos como trigo, aveia, centeio, cevada, que compõem o pool de proteínas na alimentação.

Apesar de não causar danos à saúde, é fundamental manter uma dieta balanceada com vários grupos alimentares. Retirar o glúten da rotina alimentar emagrece, pois, em geral, ele vem em pães, bolos, biscoitos, macarrão, alimentos com aveia como barras e bolos, ou também cevada como cerveja, entre outros, que engordam e ainda produzem alergia alimentar para os intolerantes ao glúten.

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região (CRN-3), a dieta de glúten deve ser indicada para pessoas diagnosticados com doença celíaca ou intolerância ao glúten, e que realmente não podem ingerir alimentos contendo a proteína.Contudo, em uma dieta elaborada por um profissional de nutrição saberá como adequar as necessidades nutricionais mesmo retirando alimentos com glúten. Quem já sofreu algum tipo de problema após a ingestão de glúten, deve fazer exames clínicos e de imagem para ser diagnosticado. A retirada já diminui sinais e sintomas de alergia alimentar e em celíacos não poderão comer glúten jamais.

Para não ter prejuízos no organismo devido à retirada do glúten e, ao mesmo tempo, evitar o sobrepeso, basta fazer substituições como incluir na dieta, amaranto, quinua, arroz integral, batata yacon e, claro, ter dieta balanceada.


Matéria original publicada no site Beleza Chic

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Os benefícios do óleo de borragem para a saúde


Entre os suplementos que podem ajudar no controle do peso e na manutenção do organismo, está o óleo de borragem. O extrato retirado de uma planta medicinal europeia contém antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias.

Entre os benefícios do óleo, está a redução da célula de gordura no organismo. Mais do que isso, o óleo ainda ajuda a amenizar os sintomas da gripe e bronquite, além auxiliar no tratamento das infecções urinárias.

O óleo de borragem pode ser usado em um plano alimentar completo como adjuvante anti-inflamatório, posto que o sobrepeso por si já é um processo inflamatório. Encontrado geralmente na forma de cápsulas, em lojas de produtos naturais, deve ser consumido sempre com orientação nutricional, dentro de um plano alimentar adequado.

A indicação geral é tomar uma cápsula de 1g, uma hora antes do almoço e do jantar. Porém, o óleo de borragem é contra-indicado para gestantes, nutrizes e indivíduos com alterações hepáticas.




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A diferença entre o açúcar refinado e o açúcar mascavo


O açúcar refinado é um dos principais itens consumidos pelo brasileiro. Mas o seu consumo em excesso é um grande vilão para a saúde e também para pele. Este mal ocorre devido ao excesso de glicose que é capaz de se ligar e destruir proteínas como o colágeno, uma das principais estruturas protéicas do nosso corpo, que garante firmeza e densidade à pele. Quando ligado à glicose, ele perde a sua capacidade estrutural e passa a desempenhar a função com menor eficácia, deixando o corpo mais flácido e sensível, sendo este um dos principais mecanismos do envelhecimento.

Por isso, uma das minhas dicas é diminuir a quantidade de açúcar simples e dar preferência ao mascavo, mas, claro, com moderação. Veja a seguir algumas respostas sobre o açúcar mascavo:

Quais as vantagens do açúcar mascavo quando comparado ao refinado? 
Não são adicionados aditivos químicos danosos à saúde e apresenta nutrientes importantes em vitaminas e minerais.

Por que o açúcar mascavo é mais nutritivo? 
Por não passar processo de refinamento, apresenta minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Diabéticos devem evitar açúcar mascavo? 
Se controlados em dieta balanceado, podem consumir com moderação.

Qual a quantidade permitida de açúcar mascavo no dia? 
Varia de pessoa a pessoa em função do biotipo e atividade diária. 30 gramas ou uma colher de sopa/dia é o ideal.

Podemos (ou devemos) substituir todo o açúcar refinado da dieta pelo mascavo? 
Sim, sem problemas.

Quanto à doçura e calorias, como o mascavo se compara ao refinado? 
O mascavo é ligeiramente menos calórico e com doçura similar.

Quais as orientações para o diabético que queira incluir o açúcar mascavo em sua alimentação? 
Usar com moderação e adicionar à alimentação um grão integral como quinua e amaranto para diminuir a carga glicêmica. Vale consultar um nutricionista para melhor orientar, respeitando a individualidade. Outras opções para adoçar são o agave e a stevia.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dieta do glúten, óleo de borragem e suco de beterraba: minhas dicas na mídia

Este mês os sites de saúde e alimentação estão recheados de dicas minhas. No site Terra Saúde eu comentei sobre a famosa dieta do glúten, recomendada para celíacos, mas que muitas celebridades adotaram. Confira e saiba se essa dieta é realmente saudável (clique na imagem):


Já no site Bolsa de Mulher eu falo sobre o suco detox e como ele pode ajudar na regulação do organismo. Em outra matéria eu comento ainda sobre a diferença entre as frutas secas e as frescas, que são mais saudáveis. Clique nas imagens e confira:



E no site Bem Leve as minhas dicas são o óleo de borragem, que além de reduzir as células de gordura do organismo, ajuda a amenizar os sintomas da gripe e bronquite, além auxiliar no tratamento das infecções urinárias, e o suco vitaminado de beterraba, ótimo repositor de energia no pós-treino e também uma boa opção para o pré-treino. Clique nas imagens e confira: