terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os malefícios das bebidas alcoólicas: saiba por que elas podem boicotar a sua alimentação saudável



Quem cuida da saúde e gosta de manter uma alimentação equilibrada sabe que é preciso abrir mão de alguns hábitos alimentares, como o consumo de gorduras e açúcares. Com o álcool não é diferente. Por ser uma caloria vazia e que não possui nutrientes para o corpo, o etanol contribui para o aumento de peso, além de afetar o organismo e prejudicar na absorção dos nutrientes oriundos de outros alimentos. 

O organismo entende o álcool como tóxico e leva à excreção de outros nutrientes da dieta. Isso afeta o metabolismo e o crescimento de massa muscular, além de gerar desidratação e queda de desempenho. Para as mulheres, é ainda pior. Elas possuem menos enzimas para degradar o etanol e também menos massa para processar o mesmo, favorecendo o aumento de peso pelo consumo de caloria vazia.

Quando ingerido, o etanol vai para o estômago e para o intestino delgado através da boca e esôfago. Há uma enzima na parede do estômago, o álcool desidrogenase, que degrada uma quantidade do etanol. Quanto mais álcool degradado, menos vai para o sangue. Mas a maior parte do álcool ingerido é absorvida pelo intestino delgado e vai diretamente para a corrente sanguínea. Apenas uma pequena proporção da quantidade de álcool absorvida é removida do corpo através da urina, suor e respiração. A maior parte continua a circular no sangue até que seja gradualmente processado pelo fígado.

Não há uma quantidade máxima de álcool recomendada ou que possa ser ingerida, pois isso depende do biótipo de cada pessoa. Uma taça de vinho por dia ainda é considerada saudável. Em outros casos, o ideal é se hidratar bem com água antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas, procurar se alimentar para evitar exageros e ainda consumir chás depuradores como boldo, carqueja e alcachofra após o consumo de álcool. Mas nada de exageros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário