terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saiba mais sobre a dieta sem glúten


Volta e meia aparecem novas “fórmulas” que prometem reduzir peso. A última, que tem feito muito sucesso entre as famosas, é a Dieta Sem Glúten, que retira os alimentos que apresentam essa proteína natural de grãos como trigo, aveia, centeio, cevada, que compõem o pool de proteínas na alimentação.

Apesar de não causar danos à saúde, é fundamental manter uma dieta balanceada com vários grupos alimentares. Retirar o glúten da rotina alimentar emagrece, pois, em geral, ele vem em pães, bolos, biscoitos, macarrão, alimentos com aveia como barras e bolos, ou também cevada como cerveja, entre outros, que engordam e ainda produzem alergia alimentar para os intolerantes ao glúten.

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região (CRN-3), a dieta de glúten deve ser indicada para pessoas diagnosticados com doença celíaca ou intolerância ao glúten, e que realmente não podem ingerir alimentos contendo a proteína.Contudo, em uma dieta elaborada por um profissional de nutrição saberá como adequar as necessidades nutricionais mesmo retirando alimentos com glúten. Quem já sofreu algum tipo de problema após a ingestão de glúten, deve fazer exames clínicos e de imagem para ser diagnosticado. A retirada já diminui sinais e sintomas de alergia alimentar e em celíacos não poderão comer glúten jamais.

Para não ter prejuízos no organismo devido à retirada do glúten e, ao mesmo tempo, evitar o sobrepeso, basta fazer substituições como incluir na dieta, amaranto, quinua, arroz integral, batata yacon e, claro, ter dieta balanceada.


Matéria original publicada no site Beleza Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário