terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Escolha bem o peixe e aproveite os benefícios deste alimento!


Em tempos de calor, nada como se deliciar com frutas e saladas. E para acompanhar as hortaliças, uma ótima sugestão são os peixes, que são ricos em lipídios benéficos como ômega 3 e 6, presente especialmente no atum, salmão, sardinha, arenque, entre outros.


Além de prevenir doenças cardiovasculares, devido a menor ingestão de gordura saturada presente em outras carnes de origem animal, a gordura presente nos peixes, segundo estudos, ajuda a prevenir sintomas de depressão e alterações de humor. Para fechar com chave de ouro, o peixe apresenta menor quantidade calórica na porção similar a proteína de origem animal. Ou seja, apenas benefícios. 



Portanto, não deixe incluir os peixes em sua rotina alimentar. Consuma de 2 a 3 vezes por semana, revezando com proteína de origem vegetal como chia, soja, amaranto e quinoa, além de carne de aves e a carne vermelha em menor quantidade. E, para você não errar na hora de comprar e armazenar, siga algumas dicas de como preservar estes alimentos e aproveitá-lo ao máximo para manter uma alimentação saudável:

1. Odor: preste atenção se o peixe cheira à maresia, sinal de que está fresco;

2. Corpo: ele deve estar firme e brilhante. Quando passa do ponto, a carne fica flácida. Faça o teste pressionando o peixe com o dedo. Se apresentar marcas, significa que o peixe não está fresco.

3. Olhos: devem ser salientes. A córnea transparente e a pupila negra e brilhante.

4. Pele: observe se está brilhante e com as escamas bem aderidas ao corpo. A cor da pele deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos.

5. Membrana: É a pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana é separada da carne.

6. Compre sempre o peixe inteiro. Não é aconselhável comprar peixes já cortados.

7. Higienize e sanitize as mãos antes do preparo;

8. Quando congelados, deixe descongelar gradualmente sob refrigeração

9. Cozinhe gradual e completamente em temperatura superior a 180 graus.

10. Limpe bem antes de guardar, retirando as vísceras e escamas. Embrulhe em saco plástico apropriado para alimentos e armazene no congelador a uma temperatura de – 18 graus c, por até três meses em temperatura indicada.
E como a praia é um lugar cativo para quem ama o verão, aproveite e acorde mais cedo para comprar as peças fresquinhas trazidas pelos pescadores. Ou se levantar antes das 8 horas é um pecado, visite a seção de pescados do seu supermercado favorito e boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário