terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Aprenda a equilibrar o seu metabolismo com a alimentação



Muitas pessoas fazem de tudo para emagrecer (inclusive dietas que prejudicam a saúde), mas esquecem de pedir a orientação de um profissional para avaliar o seu metabolismo. Esse fator é o que determina como o organismo funciona e qual a velocidade com que o indivíduo ganha ou perde peso, entre outros aspectos. Algumas atitudes e a alimentação podem tornar o metabolismo mais lento ou mais acelerado.

O metabolismo é o conjunto de eventos que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. Ele é responsável pela síntese e degradação dos nutrientes nas células e constitui a base da vida. Quando faltam nutrientes e água, a reprodução celular diminui, deixando o metabolismo lento. O consumo de alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição também contribuem para desacelerá-lo.

Para reverter esse quadro é essencial manter uma rotina de alimentação rica em todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Deve-se aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, além de diminuir a ingestão de industrializados e optar por orgânicos certificados.

A água também é essencial para que o metabolismo funcione corretamente. Aumentar a ingestão hídrica para pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a regular a síntese dos nutrientes pelo organismo. Os exercícios físicos também ajudam a acelerar o metabolismo, assim como o sono regular e produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário