quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Outubro rosa


Outubro chegou e com ele a campanha “outubro rosa”, que visa conscientizar a população quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. De acordo com o INCA, em 2012, 52 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama – que também acontece em homens (na proporção de 1 homem para cada 100 mulheres). Ainda segundo o INCA, a cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, 3 morrem. Mas se o diagnóstico for feito precocemente, as chances de cura são de 98%, por isso a importância da prevenção.

Em casa, as mulheres podem fazer mensalmente o autoexame das mamas, que deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras:

Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda

Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento.

Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.


Além disso, a partir dos 35 anos, recomenda-se a mamografia preventiva. A mamografia ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.

A alimentação também pode ajudar a prevenir o câncer de mama. A nutrição funcional proporciona saúde e qualidade de vida como um todo, mas também é muito importante para prevenir doenças como o câncer de mama. Você pode adicionar à sua alimentação alimentos como o leite de soja (contém isoflavonas, que ajuda a prevenir o câncer de mama), brócolis (contém sulforafano, que tem um poder antioxidante que pode aumentar as chances de sobreviver a um câncer de mama), linhhaça (fonte de lignana, que possui efeito protetor contra o câncer de mama), peixes marinhos (ricos em ômega 3, cuja ação é anti-inflamatória e protege a mama de tumores) e a cúrcuma (fitoquímico que tem potencial anticancerígeno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário