terça-feira, 8 de outubro de 2013

Muita saúde na dieta mediterrânea dos gregos


No último mês tive a oportunidade de ir à Grécia observar e pesquisar sobre hábitos alimentares daquela população sadia e longeva. Percebi que dieta mediterrânea e nutrição funcional são praticamente sinônimos e que poderia ser aplicada aqui em nosso país com todo sucesso, que os gregos já desfrutam há séculos


Basta andar pela ruas de Atenas ou nas ilhas gregas para reparar que dificilmente encontramos pessoas com sobrepeso. Os idosos andam de bicicleta e todos se movimentam bastante. A hidratação é farta e a primeira oferta em qualquer restaurante ou bar é uma jarra de água natural por conta da casa. Dificilmente se vê algum refrigerante nas mesas, nem zero nem normal.


O vinho é utilizado bastante e por vezes com frutas saborosas. Por sinal, os gregos comem frutas naturais o tempo todo, seja na praia, na piscina, em lanches, após o almoço ou jantar. É impressionante a oferta e degustação de frutas. As saladas são praticamente obrigatórias antes de qualquer prato, um sabor colorido e rico em fibras e nutrientes, regadas, é claro a um bom azeite grego.


Eles preferem como proteína os peixes ou frutos do mar, que são elaborados sem frituras. Por vezes comem outras carnes como cordeiro, mas não é a prioridade. Além disso, comem sempre alimentos integrais como arroz, aveia, milho. O resultado é visto nas ruas e nos estudos: mais longevidade, qualidade de vida, saúde e disposição.



Vale a pena tendermos a esse tipo de rotina alimentar, como os gregos, que podemos desfrutar na nutrição funcional e colher os mesmos frutos da dieta mediterrânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário