quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Os benefícios da beterraba na alimentação


A beterraba é fonte de vitaminas, como A, C e as do complexo B, além de minerais. Suas propriedades também envolvem a melhora do metabolismo e produção de tônus muscular.

Cada 100 gramas de beterraba contém:

  • Calorias - 50kcal
  • Proteínas - 3g
  • Gorduras - 0g
  • Vitamina A - 2 U.l.
  • Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg
  • Vitamina B2 (Riboflavina) - 50 mcg
  • Vitamina B5 (Niacina) - 0,600 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) - 35,2 mg
  • Potássio - 350 mg
  • Sódio - 95 mg
  • Fósforo - 40 mg
  • Cálcio - 25 mg
  • Zinco - 0 mg
  • Ferro - 2,50 mg
  • Manganês - 0,5 mg 
A beterraba é um alimento com alto índice glicêmico e rápida absorção. Por isso, é um bom repositor de energia no pós-treino, e também uma boa opção para o pré-treino, já que é fonte de carboidratos e nutrientes úteis para gerar energia ao organismo. O ideal é consumi-la pela manhã para dar mais disposição durante o dia, mas a beterraba também pode ser consumida a noite ou em qualquer refeição do dia.

Por regular o trânsito intestinal (já que é fonte de fibras e água) e suprir as células do organismo com importantes nutrientes, a beterraba pode contribuir para melhorar o sistema imune e evitar doenças, como o câncer. O melhor jeito de consumi-la, para preservar mais fibras e nutrientes, é crua. Ela pode ser utilizada ralada em saladas ou até mesmo adicionada ao suco de frutas. Duas colheres de sopa da beterraba em uma salada farta é o suficiente na alimentação diária.

Veja a dica de suco vitaminado feito com beterraba:

  • Beterraba
  • Cenoura
  • Laranja
  • Gengibre 
Bata no liquidificador os ingredientes acima com 150ml de água e beba logo em seguida. Além das vitaminas da beterraba, a laranja é fonte de vitamina C, a cenoura contém vitamina A e o gengibre é fonte de gingerol, que ajuda a melhorar o sistema imune.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

As propriedades do arroz como alimento de consumo diário


Presente na mesa de todo brasileiro, o arroz é um cereal essencial na nossa alimentação. Barato, acessível e nutritivo, ele deve ser consumido diariamente em porções adequadas, e pode ser encontrado em vários tipos:

Arroz branco
O mais comum de todos. O parboilizado passa por menos processos de refinamento do que o branco. Possui degradação muito rápida e pode favorecer o aumento do peso e ainda a constipação intestinal. Contém baixo valor nutricional.

Arroz integral
Este tipo não teve a casca retirada, deixando seu interior intacto. Tem um alto valor nutricional.

Arroz arbóreo
Exclusivo para os risotos, esse tipo de arroz tem os grãos curtos para que sua textura fique cremosa depois de cozido.

Arroz para sushi
Existem vários tipos de arroz usados no preparo do sushi.

Arroz selvagem
Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, o grão é comercializado sem a casca.

Se você ficou em dúvida sobre qual arroz escolher para consumir diariamente, a minha recomendação é optar pelo arroz integral, que é rico em fibras, vitaminas e minerais. Na hora de prepará-lo, use apenas temperos naturais (evite os temperos prontos), e adicione hortaliças para enriquecer o prato. A cúrcuma ou açafrão da terra são ricos em propriedades funcionais e terapêuticas, e podem ser adicionados ao arroz para confere mais sabor e saúde.

Se você é do tipo que não troca o arroz branco por nada, vale experimentar o integral, pois este vai contribuir para saúde, controlando o peso por produzir mais saciedade, além de regular o intestino. O arroz integral ainda favorece a melhora do metabolismo por apresentar mais nutrientes. Os pais também devem dar o exemplo aos filhos consumindo arroz integral com vegetais proporcionando saúde e vida longa.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Os benefícios do ômega 7


Aqui no blog eu já falei sobre a importância dos ômegas (3, 6 e 9) na alimentação e sua ação anti radicais livres. Mas existe outro ácido graxo essencial que também tem sua devida importância: o ômega 7.

O ômega 7 pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês, crianças e adolescentes e, por isso, é ótimo para a pele e para a limpeza de pele. Mas não para por aí. Além de manter a pele bonita e saudável, ele também possui destacada atividade no controle da pressão arterial, especialmente em pacientes com hipertensão moderada.

Para alimentação, encontramos o ômega 7 no óleo de macadâmia e no espinheiro Marítimo. Para aproveitar os benefícios deste ácido (palmitoléico), basta introduzir a noz macadâmia na rotina alimentar. 1 colher de sobremesa por dia.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conheça a ação dos nutracêuticos no organismo


Estamos na era das cápsulas. Foram elas que dominaram as novidades do IX Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional, que aconteceu em São Paulo, no mês passado. Isso porque os nutracêuticos vêm sido desenvolvidos, principalmente, em forma de cápsulas a partir de alimentos com a capacidade de proporcionar benefícios à saúde, como prevenção de doenças e também como aliados de tratamentos. O termo vem de ‘nutri’ – nutriente – e ‘cêutico’ de farmacêutico, ou seja, medicação à base de medicina natural utilizando os principais elementos nutritivos que compõe os alimentos. No evento pude conferir as novidades da área e são muitos os nutracêuticos que tem como objetivo ajudar na saúde, na beleza e no bem estar, como o combate ao stress, drenagem linfática e redução de medidas.

Conheça:

Fitoterápico Citrussinensis: ajuda na redução do stress, reduzindo ansiedade, mudanças de humor, problemas de sono, além de auxiliar na compulsão alimentar.

Peeling em cápsulas: estimula a produção de colágeno, aumenta a vida dos fibroblastos, promove melhora na tonicidade da pele e na renovação celular. Tudo isso através de um extrato do fruto da oliveira e compostos fenólicos.

Drenagem Linfática em cápsulas: através da extração do fruto do cacto que apresenta propriedades diuréticas e antioxidantes, as cápsulas ajudam no controle de peso.

Autopreenchimento cutâneo: por meio de peptídeos de colágeno e vitamina, o nutricêutico promove síntese de colágeno na pele ajudando no rejuvenescimento dos cabelos, das unhas e da pele.

Simbióticos de última geração: promovem reconstituição da flora intestinal, melhor absorção de nutrientes, além de alívio na constipação intestinal.

Sopas orgânicas em pó: contém ervas naturais, sem adição de nenhum sódio, corantes artificiais, aromatizantes e glúten.

Chocolates e achocolatados com alto teor de fibras, com vitamina C e Colágeno: não apresenta adição de açúcar, lactose e glúten. Bom aliado em plano alimentar para emagrecimento.

Cápsulas para tratamento completar: feito a partir de várias frutas antioxidantes e nutritivas como gojiberry, cranberry, romã, manga africana, lichia, mirtilo e semente de uva. Sempre melhor usar a fruta, mas para determinados momentos podem ser introduzidos no plano alimentar balanceado.

Cápsulas de lambrusco italiano: ricas em antioxidantes, polifenóis, catequinas, estibenos, elas ajudam na diminuição de gordura e promovem ação positiva no organismo.

Enfim, uma série de alimentos e fitoterápicos que ajudam na manutenção da saúde, no controle de peso e no funcionamento pleno do organismo. Vários estudos foram apresentados por profissionais do mundo inteiro que podemos imediatamente aplicar na prática clínica com segurança e com resultados excelentes para pacientes e clientes.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Bebidas saudáveis para o verão


O verão já está chegando, e nesta estação perdemos bastante liquido devido ao aumento de transpiração. Tomar água é a melhor opção para se hidratar, porém ninguém resiste a uma bebida refrescante no verão, não é verdade?

Que tal um suco feito com frutas? Elas têm um papel essencial na reposição de vitaminas e minerais. As vitaminas A e C, por exemplo, são encontradas na cenoura, manga, pêssego, laranja, mamão, acerola, morango e também em vegetais como brócolis, rúcula e espinafre. Eles ainda são importantes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres e protegem a pele dos danos dos raios UVB.

Por isso, hoje eu trago algumas sugestões de bebidas que você pode preparar em casa para se refrescar enquanto ingere vitaminas:

Suco de abacaxi

Ingredientes:
1 fatia de abacaxi
1 polpa de goiaba
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o abacaxi e a polpa de goiaba. Sirva em seguida.

Suco de melão

Ingredientes:
Melão
Cenoura
200ml de água
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Suco de Alfarroba

Ingredientes:
2 colheres de alfarroba
1 colher (chá) de agave
200ml de leite desnatado
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Milk shake de cacau

Ingredientes:
200ml de leite desnatado
1 colher cheia de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de mel de agave
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Fonte: Mais Equilíbrio (com minha consultoria)

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fuja da retenção de líquidos


Responsável pelo visual inchado de mulheres e homens, a retenção de líquido é provocada pelo extravasamento de um fluido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e tem dificuldade de ser eliminado pelo organismo. A causa do edema em diversas áreas do corpo está ligada, principalmente, aos hábitos de alimentação. Por isso, hoje eu separei algumas dicas que podem te ajudar a evitar a retenção de líquidos.

Os principais alimentos responsáveis por causar a retenção são os enlatados, refrigerantes (principalmente o zero), sucos prontos, bebidas alcoólicas, sal de cozinha em excesso, embutidos, queijos amarelos, sopas prontas, macarrão instantâneo e produtos industrializados ricos em sódio.

Já os alimentos que ajudam a evitar o problema são: chás como o de oliveira, graviola, frutas vermelhas, carqueja, boldo, suco de várias frutas adicionadas a vegetais como agrião e couve, água natural, linhaça; peixes como atum, cavala e sardinha fresca.

Para quem quer evitar a celulite, o cuidado deve ser em dobro, pois como a celulite é uma inflamação, comer alimentos que provocam retenção só vai favorecer ainda mais o processo de formação dos temidos furinhos.

Além da celulite, a retenção de líquidos pode provocar outros problemas estéticos, como o ressecamento da pele, queda de cabelo e enxaqueca. Vale ressaltar que uma dieta variada, e com várias grupos alimentares favorecerá o bom funcionamento do organismo, evitando a retenção de líquido.


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

11 de outubro - Dia Mundial de Combate à Obesidade


Amanhã, dia 11 de outubro, será o Dia Internacional de Combate à Obesidade e objetiva estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis. Aqui no Brasil, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi criado para incentivar a debate sobre o tema e ações para melhora da qualidade de vida, com mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por acometer um bilhão de pessoas. A projeção é que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. Já no nosso país, segundo dados do IBGE, 35% da população adulta brasileira tem peso acima do desejável. O índice entre as mulheres é de 13%; em homens e crianças, 7%.

Vários estudos têm demonstrado que a obesidade está fortemente associada a um risco maior de doenças cardiovasculares e câncer, além de condições crônicas, como doença  renal, osteoartrose, câncer, diabetes tipo 2, apneia do sono, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e hipertensão arterial. Muitos estudos epidemiológicos têm confirmado que a perda de peso leva à melhora dessas doenças, reduzindo os fatores de risco e a mortalidade.

Por isso, a melhor forma de prevenir a obesidade é regulando o peso através de hábitos alimentares saudáveis e da nutrição funcional. Aqui no blog eu já dei algumas dicas, mas é importante ressaltar que é necessária uma dieta balanceada e variada com vários grupos alimentares e de preferência com a orientação de um nutricionista. Vamos relembrar:

  1. Beba copos de 200 ml, pelo menos 2.000 ml/dia, de líquidos como água mineral (a metade do total), sucos naturais, chás, polpa de fruta e água de coco, para obter uma hidratação farta e gradual ao longo do dia;
  2. Coma corretamente a cada três horas, pouca quantidade e mais variedade; 
  3. Comece o dia com um bem elaborado café da manhã e tenha sempre uma porção de frutas e grãos integrais, como o amaranto; 
  4. Na colação, faça uso de alimentos termogênicos como o chá de hibiscus ou um de gengibre com canela; 
  5. Diminua o consumo de carne vermelha e opte por alimentos com proteína vegetal como a soja ou ainda dê preferência aos pescados ricos em ômega 3 como salmão, atum e sardinha; 
  6. Evite refeição automática ou apressada. Mastigue lentamente e observe se seu prato está colorido; 
  7. Alimente-se em local calmo e adequado, evite a TV por perto; 
  8. Não faça compras em jejum ou com fome, assim evita levar o que não é necessário; 
  9. Utilize lista de compras e dê preferência a alimentos naturais, funcionais e ricos em fibras. 
  10. Sirva-se sempre com porções menores em cada refeição; 
  11. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Variação sempre!
  12. Evite carboidrato simples, como arroz e macarrão branco, bem como pão branco ou similar. Use os integrais; 
  13. Reduza a utilização de manteiga e margarina; 
  14. Diminua o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio e aditivos;
  15. Prefira sopas de hortaliças como opção no jantar, associe sempre gengibre, cúrcuma e vegetais verde escuro. Adicione uma fonte de proteína animal ou vegetal como ovo pochê, carne branca ou quinoa.
  16. Na ceia, tome chás calmantes como erva-doce, camomila, capim santo para ter uma boa noite de sono. Esta prática melhora o metabolismo e ajuda na regulação de peso;
  17. Consulte um nutricionista. Ele irá elaborar um plano alimentar completo e específico para você! 



Informações: ABESO

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Muita saúde na dieta mediterrânea dos gregos


No último mês tive a oportunidade de ir à Grécia observar e pesquisar sobre hábitos alimentares daquela população sadia e longeva. Percebi que dieta mediterrânea e nutrição funcional são praticamente sinônimos e que poderia ser aplicada aqui em nosso país com todo sucesso, que os gregos já desfrutam há séculos


Basta andar pela ruas de Atenas ou nas ilhas gregas para reparar que dificilmente encontramos pessoas com sobrepeso. Os idosos andam de bicicleta e todos se movimentam bastante. A hidratação é farta e a primeira oferta em qualquer restaurante ou bar é uma jarra de água natural por conta da casa. Dificilmente se vê algum refrigerante nas mesas, nem zero nem normal.


O vinho é utilizado bastante e por vezes com frutas saborosas. Por sinal, os gregos comem frutas naturais o tempo todo, seja na praia, na piscina, em lanches, após o almoço ou jantar. É impressionante a oferta e degustação de frutas. As saladas são praticamente obrigatórias antes de qualquer prato, um sabor colorido e rico em fibras e nutrientes, regadas, é claro a um bom azeite grego.


Eles preferem como proteína os peixes ou frutos do mar, que são elaborados sem frituras. Por vezes comem outras carnes como cordeiro, mas não é a prioridade. Além disso, comem sempre alimentos integrais como arroz, aveia, milho. O resultado é visto nas ruas e nos estudos: mais longevidade, qualidade de vida, saúde e disposição.



Vale a pena tendermos a esse tipo de rotina alimentar, como os gregos, que podemos desfrutar na nutrição funcional e colher os mesmos frutos da dieta mediterrânea.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Outubro rosa


Outubro chegou e com ele a campanha “outubro rosa”, que visa conscientizar a população quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. De acordo com o INCA, em 2012, 52 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama – que também acontece em homens (na proporção de 1 homem para cada 100 mulheres). Ainda segundo o INCA, a cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, 3 morrem. Mas se o diagnóstico for feito precocemente, as chances de cura são de 98%, por isso a importância da prevenção.

Em casa, as mulheres podem fazer mensalmente o autoexame das mamas, que deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras:

Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda

Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento.

Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.


Além disso, a partir dos 35 anos, recomenda-se a mamografia preventiva. A mamografia ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.

A alimentação também pode ajudar a prevenir o câncer de mama. A nutrição funcional proporciona saúde e qualidade de vida como um todo, mas também é muito importante para prevenir doenças como o câncer de mama. Você pode adicionar à sua alimentação alimentos como o leite de soja (contém isoflavonas, que ajuda a prevenir o câncer de mama), brócolis (contém sulforafano, que tem um poder antioxidante que pode aumentar as chances de sobreviver a um câncer de mama), linhhaça (fonte de lignana, que possui efeito protetor contra o câncer de mama), peixes marinhos (ricos em ômega 3, cuja ação é anti-inflamatória e protege a mama de tumores) e a cúrcuma (fitoquímico que tem potencial anticancerígeno).