terça-feira, 6 de agosto de 2013

Os benefícios das frutas


Algumas frutas têm diferentes versões com aspectos e sabores diferentes e na hora de escolher, muitas vezes surgem dúvidas: Qual a diferença? Qual é mais calórica? Hoje eu explico a diferença entre os tipos da mesma fruta.

Maçã gala e maçã fuji

A maçã gala tem polpa mais macia e açucarada, enquanto a fuji é mais suculenta e contém um sabor levemente ácido. A gala é mais rica em um flavonoide chamado quercetina, que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias. Em geral, a maçã gala contém 63 calorias, enquanto a fuji possui 56.

Mamão formosa e mamão papaia

O mamão formosa é um pouco menos laranja, possui um aroma fraco e baixo teor de açúcar. Segundo o especialista, ele é um pouco menos calórico – uma fatia contém 48 calorias – e possui criptoxantina, substância que se transforma em vitamina A. Já o mamão papaia é campeão em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Além disso, é rico em carotenoide licopeno, que ajuda a manter a saúde a próstata. É mais alaranjado e um pouco mais calórico – 57 calorias para uma porção média da fruta.

Melão amarelo e melão cantaloupe

Uma fatia do melão amarelo tem 25 calorias, enquanto do cantaloupe tem 35 calorias. Contudo, o melão cantaloupe possui mais vitamina A e C, potássio e fibras do que o amarelo. Além disso, o cantaloupe tem mais carotenoides do que a outra versão.

Banana-nanica, banana-da-terra, banana-ouro e banana-maçã 

A banana-nanica, que recebe esse nome por causa do pequeno tamanho da bananeira, possui 87 calorias em 100g e é levemente laxante. A banana-da-terra, ideal para ser cozida ou frita, contém 122 calorias (100g) e destaca-se pela quantidade de vitamina A e C. Outro tipo, a banana-prata é a mais doce, mais difícil de estragar após o amadurecimento e possui 89 calorias. Já a banana maçã, que contém 100 calorias a cada 100g, é a mais indicada para bebês por ser a mais fácil de digerir, contudo, prende o intestino. Por fim, a banana-ouro é a versão mais calórica, com 158 calorias, e é ideal para quem gosta de frutas bem doces.


Fonte: ITodas (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário