terça-feira, 13 de agosto de 2013

Alimentos que ajudam a dormir melhor


Muitos são os fatores que podem levar uma pessoa a ter insônia ou dormir mal. A alimentação é um deles. Alimentos muito pesados ou gordurosos ingeridos próximo ao horário de dormir são um dos maiores inimigos de uma boa noite de sono.

Por isso, é bom evitar carne vermelha, gordura, queijos. Senão, o corpo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono. Outros alimentos que devem ser evitados são os estimulantes que contêm cafeína, como chá mate, chá verde, café, refrigerantes, chocolates, castanhas, nozes e amendoim.

Alimentos ricos no aminoácido triptofano, como leite, queijo magro e iogurtes, são opções que ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo. O ideal é consumir uma porção 30 minutos antes de deitar. Este nutriente também pode ser encontrado na alface e na banana, podendo fazer parte do jantar, por exemplo.

A banana é a melhor fonte de triptofano e o indicado é comer uma unidade aquecida no micro-ondas coberta com canela, à noite, para ajudar a dormir melhor (além de ser uma saborosa sobremesa). Já os alimentos fonte de magnésio trabalham o relaxamento muscular e ajudam o corpo a deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono. Entre eles estão o grão-de-bico, a soja e a couve. Todos devem ser ingeridos no jantar para se ter efeito ao longo da noite.

Outra dica é tomar um copo de leite com uma colher de café de canela em pó antes de deitar. A canela é um dosador insulínico e, com isso, evita que a taxa de açúcar do sangue se eleve. 

Fonte: Uol Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário