quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pular o café da manhã pode aumentar o risco de doenças cardíacas


Conhecido como a refeição mais importante do dia, o café da manhã não só dá uma força na dieta, como também pode proteger de doenças. É o que afirma um estudo feito pela Harvard School of Public Health, que descobriu que pular essa refeição pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Os resultados foram publicados dia 22 de julho na revista Circulation da American Heart Association. 

Os cientistas acompanharam 26.902 profissionais de saúde do sexo masculino, com idades entre 45 e 82 anos. Durante os 16 anos em que se decorreu o estudo, 1.572 dos homens sofreram eventos cardíacos. Os pesquisadores descobriram que pular o café da manhã aumentavam em 27% o risco de ataque cardíaco ou morte por doença coronariana do que aqueles que fizeram a refeição matinal. Mesmo após a contabilização de dieta, atividade física, tabagismo e outros fatores de estilo de vida, a associação entre pular o café da manhã e doenças cardíacas persistiu.

Uma explicação para esse fenômeno seria a de que não comer o café da manhã faz com que a pessoa tenha mais fome do final do dia, comendo mais nesse período. Esse hábito já foi anteriormente relacionado a alterações metabólicas e doenças cardíacas. Segundo os pesquisadores, pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo a obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes.

Entre todas as refeições do dia, o café da manhã precisa de uma atenção especial. É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes, já que passamos muito tempo em jejum. Dentre todos os nutrientes, o carboidrato é fundamental, pois é ele que irá repor os estoques de energia gastos durante o sono.


Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário