terça-feira, 23 de julho de 2013

Os benefícios dos multivitamínicos em doenças crônicas como o câncer


Vitaminas e minerais são micronutrientes fundamentais para o organismo, pois participam de diversos processos bioquímicos e fisiológicos. Neste sentido, diversos estudos foram desenvolvidos para avaliar os benefícios desses micronutrientes na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo principalmente o câncer.

Desde 1981, pesquisas estimaram que cerca de 35% de todas as mortes causadas pelo câncer poderiam ser atribuídas ou até mesmo prevenidas pela dieta. Outros estudos sugerem que a ingestão de carne vermelha, gordura animal e alguns óleos vegetais, podem aumentar a incidência de câncer. Por outro lado, a ingestão de frutas, hortaliças, peixes e seus óleos foram associados com a redução do risco de doenças malignas.

Com base nesses estudos, órgãos governamentais e agências de prevenção contra o câncer recomendam a redução da ingestão de gorduras, particularmente gordura animal, aumento da ingestão de fibras, aumento do consumo de uma grande variedade de frutas e hortaliças, consumo moderado de sal e bebidas alcoólicas, além de incentivar a prática de atividade física regular.

O incentivo ao consumo de grande variedade de frutas e hortaliças se deve ao fato desses alimentos serem as principais fontes de vitaminas e minerais, que são micronutrientes fundamentais para o organismo, pois participam de diversos processos bioquímicos e fisiológicos. A hipótese de que as vitaminas e os minerais contribuem para a diminuição do risco de câncer é explicada, por exemplo, porque alguns deles são antioxidantes, podem prevenir danos ao DNA, auxiliar nos processos de reparo de DNA e até modular os níveis hormonais e o sistema imunológico.

Recomenda-se que a principal forma de consumo desses micronutrientes deva ser feita por meio de uma alimentação balanceada e variada, pois além de vitaminas e minerais, os alimentos contêm fibras alimentares e outros compostos bioativos que podem ter efeitos positivos para a saúde. Entretanto, o consumo de suplementos alimentares, contendo múltiplas vitaminas e minerais, como os multivitamínicos, pode ser vantajoso em situações específicas, especialmente para prevenir deficiência nutricional.

Percebe-se, portanto, que os multivitamínicos podem desempenhar papel importante na prevenção de doenças, como o câncer, principalmente se aliado a alimentação, contribuindo para uma nutrição completa. Para fazer uso dos multivitamínicos de forma correta, é essencial a recomendação feita por nutricionistas, que indicarão a quantidade adequada de multivitamínicos a ser consumidos, a fim de promover a saúde.


Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário