quinta-feira, 18 de julho de 2013

Perguntas e respostas sobre os peixes


Os peixes são ótimas opções de proteína para inserir na sua alimentação. Eles são ricos em lipídios benéficos como ômega 3 e 6, presente especialmente no atum, salmão, sardinha, arenque, entre outros. A seguir, você confere uma série de perguntas e respostas sobre esse tipo de carne:

De forma geral, quais são os benefícios e nutrientes que os peixes oferecem para a nossa saúde, principalmente em comparação com outros tipos de carnes? 

Aingestão de ácidos graxos mais saudáveis e sem gordura saturada danosa e colesterol. Eles também são uma boa fonte de proteína animal.

A gordura de alguns tipos de peixe pode ser considerada benéfica para a saúde? De que forma devemos consumir esses pescados? 

Consumir sempre assados, grelhados ou mesmo crus de origem segura.

Existem vários tipos de peixe: o fresco e resfriado, o congelado, o seco e os enlatados. Quais são os melhores para o consumo? Os congelados, por exemplo, preservam os nutrientes? Existem diferenças de nutrientes entre eles? 

O fresco de origem segura é melhor, e pode apresentar mais nutrientes, o congelado pode perder um pouco pelos cristais de gelo, mas em contrapartida em processo de congelamento rápido pode ser mais seguro, o enlatado sempre vai apresentar inclusão de elementos químicos ou sódio, e não é o mais indicado. O seco poderá diminuir a quantidade de nutrientes e ainda conter muito sódio.

Os peixes enlatados, como a sardinha e o atum, por exemplo, são saudáveis também e podem ser consumidos normalmente?

Não, e devem ser usados em último caso.

Quais são os benefícios do ômega 3, presente em diversos tipos de peixes, e em quais tipos de pescado ele pode ser encontrado em maior quantidade? 

A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL . Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios.
  
Existe alguma combinação de ingredientes que "potencializam", de certa forma, os nutrientes presentes nos peixes? 

Não necessariamente , o importante é aliar à outros alimentos saudáveis como hortaliças e óleo como o de oliva ou gergelim. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário