quinta-feira, 31 de maio de 2012

Faça uma festa infantil mais saudável



As festas infantis costumam ser cheias de guloseimas, todas muito calóricas. Mesmo para quem leva uma alimentação saudável no dia a dia, fica difícil fazer uma festa para o filho com opções saudáveis, sem abrir mão do sabor e da alegria da criançada.

Os docinhos e salgados servidos tradicionalmente são campeões em calorias. Veja abaixo a lista dos valores energéticos por 100 gramas de cada quitute:

·        Pastel de queijo: 139 kcal
·        Coxinha de frango frita: 283 kcal
·        Cajuzinho: 320 kcal
·        Beijinho: 420 kcal
·        Empadinha de Frango: 358 kcal
·        Bolo de chocolate: 358,49 kcal
·        Brigadeiro: 362,5 kcal
·        Trufa de chocolate: 468,49 kcal

Como você pode ver, as guloseimas que fazem mais sucesso nas festinhas são as mais calóricas. Os responsáveis pelo alto valor energético são os ingredientes utilizados, como o chocolate, leite integral, leite condensado, farinha branca, manteiga, margarina, açúcar simples e achocolatados ricos em gordura saturada. As frituras e refrigerantes também são bastante calóricos e pouco saudáveis.

Para fazer boas substituições no menu da festa sem comprometer o sabor, você pode usar chocolate sem adição de açúcar simples ou preparar os doces com cacau em pó. No lugar da manteiga/margarina, prefira o óleo de canola. Os salgados podem ser feitos com farinha integral, e o queijo do recheio deve ser o branco.

Também devemos ter atenção com as bebidas. Troque os refrigerantes por sucos naturais (feitos com a polpa da fruta). O suco de tutti-fruti (que mistura várias frutas diferentes) é bem vindo, pois é saboroso e não precisa de açúcar. Além de fazer sucesso entre as crianças, é muito mais saudável que os refrigerantes, refrescos ou sucos prontos.

De sobremesa você pode servir gelatina incolor preparada com suco natural e pedaços de frutas. É saudável, gostoso e chama a atenção das crianças pelas cores. O picolé de frutas também é uma boa pedida. Prepare o suco natural (sem açúcar) e coloque em forminhas. Depois é só desenformar e servir.

E já que o bolo é a atração da festa e não pode ser substituído, prefira utilizar óleo de canola, leite desnatado e cacau em pó na preparação, e diminuir a adição de açúcar. O recheio pode ser feito com frutas ou geléias naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário