sexta-feira, 18 de maio de 2012

Evite o estresse com a nutrição funcional

Um dos grandes males que afligem a população é o estresse, que pode ser causado pela rotina diária, problemas financeiros, pressões no trabalho, fatores hormonais, entre outros. A alimentação também é uma causa importante para a piora do estado. Sudorese, tremores, tensão muscular, dores de cabeça, perda do controle intestinal e urinário são alguns dos efeitos provocados pelo estresse em nosso corpo. Por isso, para aliviar os sintomas e relaxar, a nutrição funcional é imprescindível.


A nutrição funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que podem provocar doenças crônicas como obesidade, depressão, diabetes, entre outras.

Um estudo feito pela Universidade da California constatou que consumir gorduras trans em excesso (margarinas, frituras, entre outros) aumenta a irritabilidade, impaciência e agressividade. Quem sofre com o estresse deve, portanto, evitar esses alimentos.

As gorduras trans prejudicam a absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central, levando ao desequilíbrio emocional. Procure manter uma alimentação baseada em frutas, verduras e legumes e também rica em fibras, que trazem saciedade, melhoram o trânsito intestinal e, por consequência, o humor.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário