terça-feira, 22 de maio de 2012

Alimentação adequada para os praticantes da musculação



Muitas pessoas praticam exercícios físicos não apenas para manter uma boa saúde, mas também para aumentar e fortalecer os músculos. Os praticantes da musculação devem manter uma alimentação balanceada e rica em proteínas, pois elas preparam os tecidos para a carga de exercícios, além de ajudar a formar a massa muscular.

O primeiro passo é fazer uma consulta com o nutricionista. Ele irá avaliar o seu organismo e indicar a alimentação mais adequada. Ela deve ser bastante variada, com toda a cadeia de nutrientes nas porções sugeridas pelo doutor.

A dose indicada de proteínas por dia depende do peso do indivíduo. A conta é simples: para cada quilo de peso corporal, o indivíduo deve consumir entre 1,2 e 1,7 gramas. Por exemplo, um indivíduo de 70 quilos deve consumir entre 84 e 120 gramas de proteínas divididas em várias refeições ao longo do dia. Deve-se ter atenção redobrada na ingestão das proteínas, que, em excesso, (mais de 2 gramas por quilo) pode causar alteração renal ou hepática, e também osteopenia.

As fontes ideais de proteína são as carnes, tanto de origem animal quanto a proteína de soja, e também o amaranto. Pode-se ainda utilizar (moderadamente) os shakes que contenham proteínas de origem vegetal, albumina ou Whey Protein.

Os shakes podem ser usados para complementar a alimentação e devem ser consumidos até 40 minutos após o treino. Se o shake não contiver carboidratos, recomenda-se adicionar uma fruta, como a banana. Enquanto a proteína é utilizada na formação de massa, os carboidratos repõem a energia gasta durante o exercício.

Uma reclamação comum é quanto a dificuldade em definir os músculos do abdômen. Geralmente, esses indivíduos passam muitas horas sem se alimentar (não seguindo a regra de fazer uma refeição a cada 3 horas), e, quando o fazem, acabam ingerindo alimentos inadequados e com maior quantidade de gordura. Portanto, para resultados mais rápidos e satisfatórios, lembre-se sempre de fazer uma refeição a cada 3 horas.

As barras de cereais, muito utilizadas pelos praticantes de atividades físicas, não são recomendadas, pois geralmente contém grande quantidade de gordura. Se ainda assim preferir consumi-las, fique atento ao informe nutricional da embalagem e escolha as barras que contiverem maior teor de fibras e menor teor de gorduras.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário