terça-feira, 8 de setembro de 2015

Evite a retenção de líquido e prepare-se para o verão


Estamos no mês da primavera e os futuros dias de sol e calor já se tornaram uma preocupação. Para manter a silhueta enxuta e não ter vergonha de usar sua roupa de banho, você pode aliar exercícios a boas práticas de alimentação que previnam o inchaço corporal causado pela retenção de líquido.

Este problema é um dos responsáveis pelo surgimento e agravamento da celulite. Você pode fazer em casa o teste para saber se está com retenção de líquido: aperte com os dedos alguma parte do corpo, de preferência os membros inferiores. Se a marca dos seus dedos ficar no local, é sinal de que você precisa começar a reorganizar sua dieta e se preocupar mais com sua saúde.

Como celulite é um processo inflamatório, comer alimentos que provocam retenção só vai favorecer ainda mais o processo de formação dos edemas. A retenção de líquido pode provocar também o ressecamento da pele, a queda de cabelo e até enxaqueca.

O grande vilão da retenção de líquido é o sal. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o brasileiro deveria consumir menos de 5 gramas de sal, o que equivale a menos de uma colher de chá rasa de sal ou cinco pacotinhos daqueles encontrados nos restaurantes.

O ideal é que a pessoa elimine ou reduza drasticamente da dieta produtos enlatados, refrigerantes, principalmente o Zero, sucos prontos, bebidas alcoólicas, sal de cozinha em excesso, embutidos, queijos amarelos, sopas prontas, macarrão instantâneo e produtos industrializados ricos em sódio.

No lugar desses itens você pode incluir graviola, frutas vermelhas, carqueja, suco verde, água natural e linhaça. Também consuma e peixes como atum, cavala e sardinha fresca. Comece a mudar sua rotina alimentar desde agora e, no verão, você verá os resultados direto no espelho!


Fonte: Vila Mulher (com minha consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário