quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Acrescente os cogumelos à sua alimentação



Manter a boa forma através da alimentação não é um grande mistério. Dá para controlar o peso investindo em alimentos com maior aporte de nutrientes e menos calorias. Os cogumelos, por exemplo, possuem em média apenas 15 calorias por xícara.

Saborosos e leves, os cogumelos são diversos e podem ser encontrados de algumas variedades, como Portobello, shitake e maitake. Felizmente, a maioria destes tipos contém algum tipo de antioxidante, além de potássio, vitamina B, D, B6, fibra e fósforo. Por isso, que tal aproveitar uma receita de lanche com eles? Confira:

Cogumelos Claros e Escuros

½ colher (sopa) de óleo de canola
8 cogumelos Portobello grandes
4 fatias de pão integral
55 g de queijo branco
1 colher (sopa) de shoyu light

Preparo:
Coloque os cogumelos virados para baixo numa assadeira e pincele levemente com o óleo de canola. Grelhe no forno por 3 min até ficarem macios. Vire e deixe por mais 3 min. Enquanto isso, toste os pães numa torradeira. Cubra 4 dos cogumelos com o queijo branco e grelhe por mais 2 min. Regue os demais cogumelos com shoyu light. Sirva sobre as torradas.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Temperos e especiarias: mais sabor e nutrientes à refeição

Quem gosta de comida bem temperada, não imagina outra maneira de ter as refeições. Ainda mais se usa todos aqueles ingredientes industrializados e prontos, os famosos caldos e saches de sabor. Mas é preciso pensar melhor e investir em temperos naturais e especiarias que, além de conferir sabor, adicionam mais nutrientes à rotina alimentar.

Os ganhos são muitos, pois sua dieta irá enriquecer e seu organismo terá componentes importantes para atenuar os efeitos nocivos de alimentos inadequados ricos em gordura e aditivos químicos que tanto prejudicam a saúde e a beleza.

Temperos e especiarias poderão ofertar antioxidantes e antiinflamatórios naturais ao corpo

Então, vamos aos temperos?

Alecrim: sabia que pode consumi-lo já no café da manhã? Coloque sobre o pão integral e um pouco de azeite de oliva. O alecrim tem atividade antioxidante relacionada a compostos fenólicos (combatem o envelhecimento celular (radicais livres)).

Alho: talvez o melhor dos temperos. Altamente indicado para favorecer a saúde e também ajudar na perda de peso e medidas pelas suas propriedades antiinflamatórias, dentre outras.

Cominho: ajuda na digestão e previne a formação de gases. Podendo ser salpicado na salada do almoço junto ao alho picado


Dicas:

1. Para melhorar a saciedade use o vinagre de maçã rico em nutrientes e sabor. Nesta refeição será bem interessante usar cúrcuma no arroz integral, essa especiaria contribuirá no combate à celulite.

2. Consulte um nutricionista que irá elaborar um plano alimentar completo com a introdução de diversos alimentos que vão reparar sua pele e recuperar o metabolismo alterado. 


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Minha dica sobre o arroz integral na revista Receita Minuto

Uma nova publicação estreou este mês nas bancas, e com ela, mais dicas de alimentação saudável: é a revista Receita Minuto, do apresentador Daniel Bork, que este mês trouxe uma dica minha sobre o arroz integral. Na matéria são citados os principais tipos de arroz e suas propriedades, e eu explico por que o arroz integral é mais benéfico na alimentação do que o arroz branco tradicional. Confira (clique para ampliar):




quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Os benefícios da berinjela



A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para adicionar às saladas e outros pratos.

A berinjela é rica em fibras, formando um gel que ajuda na saciedade, além de ajudar o trânsito intestinal normal e diário, e também regular a glicemia. Ela também contribui para eliminar a gordura em excesso: por promover saciedade e regulação da glicemia, hormônios formadores de gordura serão regulados evitando ou diminuindo a gordura localizada.

Por ser fonte de vitaminas e minerais há bom aporte de nutrientes para melhorar o metabolismo e ter efeito anti-oxidante. O intestino ficará mais regulado por melhoria da flora intestinal e fibras para a formação do bolo fecal.

Além de incluir a berinjela na salada, algumas pessoas fazem a água de berinjela, que consiste em deixar a berinjela picada em água natural durante a noite, bater no liquidificador pela manhã e beber ao longo do dia. Tomar essa água traz saciedade e evita picos hiperglicêmicos que favorecem a formação de gordura. Além disso, água de berinjela também ajuda no controle do colesterol, regulação do intestino, controle da glicemia, aumenta a imunidade, pode prevenir câncer, dentre outros benefícios.

Para variar o sabor da água de berinjela, pode-se adicionar gengibre e frutas como limão e abacaxi ou frutas vermelhas como a amora. Se quiser adoçar, pode-se usar o agave com moderação. Mas vale lembrar: se continuar comendo de forma incorreta alimentos calóricos como frituras, doces, excesso de pão de branco e bolos, somente a água de berinjela não ajuda no emagrecimento. É necessário a reeducação alimentar, se houver maior dificuldade procure um Nutricionista.



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Acrescente o grão de bico à sua alimentação


Que tal variar um pouco o consumo das leguminosas? O feijão de todos os dias pode ser trocado pelo grão de bico, que é ainda mais fácil de encontrar no final do ano, para as festas. Fonte de magnésio, ele auxilia o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia a dia. Se consumido no jantar, ajuda a ter um sono melhor. Que tal consumi-lo em forma de sopa? Confira a receita:

Sopa de Grão de Bico com Alho

12 dentes de alho, bem picados.
2 xícaras de grão de bico seco, deixado de molho em água fria de um dia para o outro e escorrido.
10 ½ xícaras de água
2 colheres de sopa de óleo de canola
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de sementes de coentro em pó
2 cenouras, bem picadas.
2 cebolas, bem picadas.
6 talos de salsão, bem picados.
Suco de 1 limão
Sal e pimenta
4 colheres de sopa de coentro fresco picado

Preparo:

Aqueça metade do óleo de canola em uma panela grande de fundo grosso. Junte o alho e frite em fogo baixo, sem parar de mexer por 2 minutos. Junte o grão de bico, a água, o cominho e as sementes de coentro em pó. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 2 ½ horas e ou até que o grão de bico fique macio. Enquanto espera, aqueça o restante do óleo em outra panela. Acrescente as cenouras, as cebolas e o salsão. Tampe e cozinhe em fogo médio por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque os legumes na panela do grão de bico. Transfira cerca de metade da sopa para um processador ou liquidificador e bata até obter um creme liso. Devolva o creme à panela, adicione metade do suco de limão e mexa. Adicione mais suco de limão se necessário. Tempere com sal e pimenta a gosto. Divida entre pratos fundos ou tigelas aquecidas, salpique o coentro fresco picado e sirva.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Varie a ingestão de feijão com sopa de feijão roxo, abóbora e tomate



Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros é também um dos mais nutritivos. O feijão é fonte de proteínas, ferro, potássio e vitaminas do complexo B. Dentre os vários componentes presentes no feijão, destacam-se os compostos fenólicos, substâncias que, devido ao poder antioxidante, diminuem os riscos de câncer e doenças degenerativas.

A ingestão regular da leguminosa é associada à diminuição de riscos de males como o diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico é devido à presença de metabólitos secundários no feijão, os fitoquímicos, os compostos fenólicos e os flavonoides.

Por isso, que tal aproveitar os benefícios do feijão em uma sopa deliciosa? Confira abaixo a receita e experimente:

Sopa de Feijão-Roxo, Abóbora e Tomate

250 gramas de feijão roxo (ou feijão-jalo)
1 colher de sopa de óleo de canola
2 cebolas bem picadas
4 dentes de alho bem picados
1 talo de salsão, cortados em fatias finas.
1 cenoura, cortada ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias bem finas.
5 xícaras de água
1/3 de colher de chá de tomilho
1/3 de colher de chá de orégano
1/3 de colher de chá de cominho em pó
1 folha de louro
400 gramas de tomate sem pele e sem sementes, picado.
250 gramas de abóbora descascada e picada
¼ de colher de chá de pimenta em vermelha em pasta, ou a gosto (opcional).
Sal marinho a gosto
Coentro fresco para decorar.

Preparo:


Escolha bem o feijão. Coloque em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por pelo menos 6 horas ou de um dia para o outro. Escorra e coloque em uma panela. Acrescente água até ficar 5cm acima dos feijões. Coloque no fogo. Quando ferver, diminua o fogo e cozinhe por 10 minutos. Escorra e enxágue bem.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aposte nos sucos para se hidratar no verão



Aqui no blog eu já falei sobre a importância de investir em uma alimentação leve e balanceada para aproveitar os dias mais quentes. A hidratação deve ser farta e gradual ao longo do dia (ao menos 2000 ml de líquidos por dia). E os sucos naturais são a melhor pedida para a época! No site da revista Veja Rio eu indiquei um suco diferente e saudável, vitaminado e que garante muita energia. Confira:

Suco Verão

Receita: 1 manga fresca madura ou 1 unidade de polpa de manga + 1 fatia fina de gengibre com ou sem casca + 1 colher de sobremesa de amaranto + 250 ml de água ou água de coco . Bata tudo no liquidificador, coe e sirva. 

Tomar por que:
 A manga é rica em fibras e vitaminas como A, que ajuda a manter o bronzeado. O gengibre acelera o metabolismo, que ajuda na perda de peso, enquanto o amaranto, excelente fonte de proteína vegetal, contribui para melhorar o tônus muscular. Todos os ingredientes unidos hidratam de forma importante o organismo.


Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.