quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Os benefícios da berinjela



A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para adicionar às saladas e outros pratos.

A berinjela é rica em fibras, formando um gel que ajuda na saciedade, além de ajudar o trânsito intestinal normal e diário, e também regular a glicemia. Ela também contribui para eliminar a gordura em excesso: por promover saciedade e regulação da glicemia, hormônios formadores de gordura serão regulados evitando ou diminuindo a gordura localizada.

Por ser fonte de vitaminas e minerais há bom aporte de nutrientes para melhorar o metabolismo e ter efeito anti-oxidante. O intestino ficará mais regulado por melhoria da flora intestinal e fibras para a formação do bolo fecal.

Além de incluir a berinjela na salada, algumas pessoas fazem a água de berinjela, que consiste em deixar a berinjela picada em água natural durante a noite, bater no liquidificador pela manhã e beber ao longo do dia. Tomar essa água traz saciedade e evita picos hiperglicêmicos que favorecem a formação de gordura. Além disso, água de berinjela também ajuda no controle do colesterol, regulação do intestino, controle da glicemia, aumenta a imunidade, pode prevenir câncer, dentre outros benefícios.

Para variar o sabor da água de berinjela, pode-se adicionar gengibre e frutas como limão e abacaxi ou frutas vermelhas como a amora. Se quiser adoçar, pode-se usar o agave com moderação. Mas vale lembrar: se continuar comendo de forma incorreta alimentos calóricos como frituras, doces, excesso de pão de branco e bolos, somente a água de berinjela não ajuda no emagrecimento. É necessário a reeducação alimentar, se houver maior dificuldade procure um Nutricionista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário