quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Minhas dicas nas revistas do mês

Na revista Shape deste mês, eu participei de uma matéria que mostra como é possível ficar mais bonita, com pele jovem e hidratada, além do cabelo e das unhas saudáveis, tudo através da alimentação. A minha dica foi a amêndoa, que previne a formação de radicais livres. Confira abaixo:



Já na Plástica & Beleza eu falo sobre os sucos de frutas e as verduras que ajudam a combater o inchaço corporal, e são uma mão na roda para quem quer se livrar da retenção de líquidos. Veja:


E na revista Viva Saúde eu falo sobre todos os benefícios da beterraba, um vegetal cheio de vitaminas que vai te dar mais energia durante o dia inteiro:

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quer aumentar a imunidade? Invista na boa alimentação



Vocês já devem saber que para ter uma saúde de ferro o primeiro passo é ter uma alimentação balanceada. Os hábitos alimentares diários precisam conter pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia, além de grãos integrais, proteínas e gorduras boas. Evitar alimentos industrializados também é uma dica de ouro.

Mas alguns alimentos específicos ajudam a dar uma turbinada na imunidade, te ajudando a prevenir sucessivos resfriados, viroses e outras doenças relacionadas a baixa imunidade, que acontece principalmente durante as mudanças de clima e estação.

O ideal é apostar em uma dieta bem variada, que inclua todos os nutrientes, com frutas, legumes e verduras sempre diversas e coloridas. Assim é possível prevenir até mesmo doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Vamos conferir quais alimentos dão um up na sua saúde:

Frutas vermelhas

São uma ótima opção para adultos e crianças, que costumam gostar desse tipo de alimento. Elas apresentam antioxidantes, ação anti-inflamatória, vitamina C, potássio, taninos e compostos fenólicos, dentro outros fitonutrientes. Aposte em: amora, romã, framboesa e goji berry.

Cereais integrais

Também indispensáveis, os alimentos desse grupo contém vitaminas do complexo B, flavonoides, quinonas, taninos e vitamina E. Não deixe de incluir no cardápio quinoa e amaranto, ricos em todos esses nutrientes.

Oleaginosas

Perfeitas para completar o cardápio a favor da imunidade. Inclui castanha do Pará, macadâmia, avelã e noz. Essas oleaginosas têm vitamina E e minerais como selênio, cromo e cálcio, favorecendo o sistema imune. Coma a quantidade recomendada pelo seu nutricionista.

Fonte: Yahoo! Mulher (com minha consultoria)



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A dose certa de azeite na sua refeição: conheça os benefícios



O azeite de oliva tem propriedades e vitaminas que podem prevenir doenças e melhorar a pele. Mas nada de exagerar no consumo! O azeite é bem calórico (cerca de 90 calorias por colher de sopa). O ideal é consumir aproximadamente 30 g de azeite por dia. Eu indico inserir no prato uma colher de sobremesa de azeite no almoço e outra colher no jantar. Assim você já consome a quantidade suficiente para aproveitar todos os seus benefícios.

Entre diferentes níveis de acidez, quanto menor for o índice do seu azeite, melhor é para a saúde. Por isso o mais indicado é o extravirgem. Nesta opção, o azeite contém diferentes vitaminas (A, D, K e E) e é até capaz de prevenir o câncer. Além disso, o azeite de oliva tem ação antioxidante por conter vitaminas poderosas que dão uma força para manter a pele longe das rugas. Os antioxidantes contidos no azeite são tão fortes que as árvores oliveiras são capazes de regenerar e autoproteger seus galhos e frutos!

O azeite também consegue reduzir a formação de placas ateromatosas (compostas por lipídeos e tecido fibroso), que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias. Ele também é rico em vitamina E, e ajuda a proteger o seu organismo contra o câncer e doenças cardíacas, como o infarto. Além disso, já foi comprovado pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, na França, que a opção também ajuda a prevenir derrames.

O tempero é um dos principais alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a conter o mau colesterol (LDL - Lipoproteína de Baixa Densidade). O consumo em excesso não é recomendado, mas se ingerido moderadamente é capaz até de reduzir as taxas do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.

De acordo com a pesquisa realizada no instituto científico Monell Chemical Senses Centre, da Filadélfia, o azeite pode substituir os analgésico: 50 g de azeite equivale a um décimo de uma dose de analgésico ibubrofeno. Portanto, o azeite também é um ótimo antiinflamatório.

Já deu para perceber que o azeite é um alimento completo: faz bem para o coração, cérebro, cabelos, unhas e pele. E o que faltou? Os ossos! De acordo com estudos realizados na Universidade de Córdoba, na Espanha, o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo. Ou seja, consumir moderadamente ajuda a prevenir a osteoporose.

Aproveite enquanto é tempo e regue já seu prato com azeite! Mas com moderação!

Fonte: Boa Forma (com minha consultoria)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Alimentos que são repelentes naturais contra insetos



Você sabia que alguns alimentos têm o poder de repelir picadas de insetos? Neste verão é comum surgirem infestações de mosquitos e outras pragas, e por isso é a época ideal para apostar em alguns alimentos especiais. É a proteção mais natural e saudável contra os insetos.

No site Yahoo Mulher eu indiquei os alimentos ricos em vitaminas do complexo B, em especial B1, que podem evitar mordidas de inseto. Entre os alimentos mais recomendados estão os vegetais verde-escuros, o arroz integral, a castanha do Pará, os ovos e os cereais integrais. Para fazerem efeito, é preciso incluir um ou mais desses ingredientes no prato todos os dias – de preferência em mais de uma refeição.

O planejamento das refeições também precisa ser feito com certa antecedência, já que, para as vitaminas realmente fazerem efeito no corpo, elas precisam de tempo. Por isso, o ideal é turbinar a dieta com esses alimentos pelo menos dez dias antes de uma viagem ao mato ou à praia, locais onde os mosquitos costumam ser mais abundantes em quantidade.
Quem não consegue ou não pode comer esses alimentos todos os dias conta ainda com uma ajuda farmacológica natural: os suplementos vitamínicos do complexo B. Mas atenção! Eles devem ser prescritos por nutricionista ou médico, que indicará a quantidade na receita ideal para cada caso.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Minhas dicas de alimentação infantil no site Vila Mulher



Estamos em janeiro, época em que as crianças estão de férias da escola, e chegou a hora de se preocupar com o que os pequenos comem nessa época. No site Vila Mulher eu dei dicas dos melhores alimentos para as crianças comerem nos seus dias de folga da escola. Vamos conferir?

Primeiramente, é importante ressaltar que existem certos alimentos que não devem faltar na alimentação diária da criançada. Por isso, abaixo você confere uma lista que vai te ajudar  a manter saudável a alimentação dos baixinhos.

Os alimentos que não podem falar nas férias são:

- Picolés de frutas naturais;
- Espetinhos divertidos com frutas;
- Gelatina incolor com frutas picadas;
- Sucos e vitaminas coloridos e batidos com grãos como aveia, amaranto ou quinoa.

Esses alimentos também servem para levar como lanche em um passeio de férias, sempre bem armazenados e refrigerados para mantê-los fresquinhos. Mas o importante é que seu filho coma sempre legumes, frutas e verduras. Caso ele não goste tente fazer pratos com formas de desenho sempre bem colorido. Isso estimula a imaginação da criança e a incentiva a experimentar os alimentos.

Mas não adianta incentivar a criança a comer bem se os pais não fizerem o mesmo. O mais importante é dar exemplo e estimular o consumo de frutas, legumes, verduras. Com isso contribuir para o crescimento e preservação da saúde física e mental das crianças.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alimentos Purificadores: minhas dicas no site Bolsa de Mulher


O verão é a época perfeita para colocar em prática novas mudanças alimentares, e finalmente ficar mais saudável. Para conseguir mudar os hábitos sem muito esforço, a minha dica é começar pelos alimentos purificadores, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo e começar a reeducação alimentar com o corpo preparado.

No site Bolsa de Mulher eu dei dicas para desintoxicar o organismo e, ainda, uma listinha de alimentos nos quais você deve investir no dia-a-dia, para diminuir os efeitos negativos das toxinas. Clique para ampliar e confira:


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Se hidrate neste verão!



O verão já chegou e é hora de investir na hidratação do corpo, imprescindível nessa estação do ano. E ela começa, é claro, de dentro para fora. Se hidratar ajuda o organismo a funcionar bem, a ampliar a renovação celular, modular o metabolismo e melhorar o trânsito intestinal. 

A quantidade mínima de ingestão de líquidos por dia é 2 litros, variando entre água ou sucos naturais, polpa de frutas, chás ou água-de-coco. Lembre-se de que para adequar essa regrinha à necessidade de cada pessoa é necessário consultar um nutricionista ou médico. 

Evite líquidos industrializados que poderão ser ricos em sódio e aditivos que não contribuem para hidratar o corpo ou favorecer a saúde. Em vez disso, aposte na água e os sucos naturais, que são ricos em vitaminas e minerais, e melhoram o seu metabolismo e auxiliam na adequação do seu peso. 

Uma boa sugestão é iniciar o dia com um suco de frutas variadas, farinha de linhaça e quinoa. Esse coquetel de saúde vai oferecer vitaminas e proteínas de origem vegetal de boa qualidade. Ao longo do dia a água-de-coco também será bem vinda, repondo sais minerais. 

Em outra refeição opte por um suco de tangerina com gengibre. O gengibre é anti-inflamatório e antioxidante, além de melhorar a celulite. Já a tangerina é rica em fibras e pectina, que auxilia o funcionamento do intestino.  

Os chás também podem fazer parte da sua rotina: o verde acelera o metabolismo, o de camomila acalma. Utilize o primeiro até as 15h e o outro preferencialmente no final da tarde ou noite.  

Uma sugestão complementar é misturar hortaliças e frutas. O brócolis – rico em cálcio e cromo – adicionado no suco, por exemplo, é uma boa estratégia para melhorar a alimentação e a boa forma.

Na revista Viva Saúde de dezembro eu dei algumas dicas para se hidratar nos dias mais quentes. Clique para ampliar e confira:



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Invista nos alimentos reparadores para se recuperar após as festas



Para quem exagerou um pouco na ceia de Natal, as dicas de hoje vão ajudar na recuperação do organismo. Os alimentos reparadores são ricos em nutrientes que contribuem para restabelecer o equilíbrio e trazer mais saúde e disposição.

Comece por um suco natural de abacaxi, hortelã e agrião batidos em água de coco. A fruta e a hortelã vão ajudar a melhorar a digestão, e a hortaliça verde-escuro age na desintoxicação e relaxamento muscular. Outra opção pode ser um suco de melancia, farinha de linhaça e aipo, que auxilia na hidratação e depuração hepática.

Em um lanche tente misturar frutas variadas ricas em fibras e vitaminas, adicionando ainda o gengibre. Dessa forma você tem a certeza de uma reposição de nutrientes naturais. Para adoçar, introduza o agave, que possui baixo índice glicêmico e alto poder adoçante. Esse alimento poderá ainda ajudar na melhora da função intestinal.

As frutas vermelhas, em especial a amora, o mirtilo e a framboesa, dentre outras, são excelentes antioxidantes e desintoxicantes (e também são mais fáceis de encontrar nessa época). Misture nas saladas ou consuma na forma de sucos ou em iogurte desnatado, por exemplo.

A hidratação correta e gradual ao longo do dia também é muito importante para reequilibrar o metabolismo e facilitar a renovação celular. Além da água natural você pode apostar na água de coco e sucos naturais diversos. Outra dica é consumir chás amargos, como a carqueja, boldo e alcachofra. Estudos indicam que estes chás melhoram a função hepática e o bem-estar, principalmente após excessos alimentares.

E como dica final, a minha sugestão é uma sopa de hortaliças diversas contendo couve-de-bruxelas, chicória, agrião, inhame, uma fonte de proteína vegetal como a quinoa, e um colher de chá de noz pecã, que é rica em ácidos graxos essenciais e fonte de vitamina E.

Siga as dicas e tenha uma semana equilibrada!