quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dicas para adquirir hábitos saudáveis à mesa


Foi-se o tempo em que cuidar do corpo e ter uma vida saudável era só uma questão de vaidade. Hoje, o foco é saúde e não exagerar nas refeições é um dos principais passos para estar com imunidade, mente e músculos em forma. Gostando ou não de fazer deita, o ideal é se reeducar, e mudar alguns pequenos hábitos à mesa farão uma grande diferença na vida. 

Comece a refeição pela salada, variada e colorida. Isso favorece a saciedade e melhora o trabalho do metabolismo.

Mastigue bem e sempre deixe os talheres no prato enquanto isso. Assim você evita o consumo excessivo de outros alimentos danosos e não suprime a etapa de digestão.

Olhe o prato e observe cores, texturas e cheiros. Isso vai ajudar a apreciar os alimentos e se sentir mais satisfeita. 

Sempre prefira grãos integrais. Associados a uma porção de leguminosas como feijão ou lentilha, por exemplo, sugestões como arroz integral ou quinoa em grãos cozida são uma ótima opção.  A dupla vai compor os nutrientes necessários para um bom funcionamento do intestino e o aporte de nutrientes necessários para otimizar o metabolismo.

Coma sempre à mesa, nunca fazendo outras atividades. Fazer refeições enquanto está ao celular, na internet ou mesmo vendo TV? Não. A probabilidade de se comer mais e mais rápido quando há atividades paralelas à alimentação é muito maior.

Utilize, com moderação, um óleo de boa qualidade como azeite extra virgem ou de gergelim. Eles ajudam na saciedade e ainda têm importantes propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento.

Prefira peixes ou frangos orgânicos como opção de proteína animal. É uma saída para diminuir o consumo de gordura saturada.

Uma vez por semana tente a mesa vegetariana. A experiência pode ser melhor do que você imagina. Uma boa sugestão é incluir soja texturizada, quinoa, chia e hortaliças diversas nos pratos.

Enriqueça a salada com temperos naturais. Um dos melhores é mais fáceis de achar é o gengibre, que tem ação termogênica (acelera a queima de gordura) e terapêutica. 

Na sobremesa procure uma porção de fruta com fibras, vitaminas e minerais. A minha é uma boa tangerina, mas o ideal é variar sempre e não optar por frutas muito calóricas. 


Fonte: Daquidali (com minha consultoria)

Um comentário:

  1. Olá, me chamo Vanessa e faço parte da equipe de um site especializado em planos de saúde. Gostaria de propor um guest post em seu blog.

    O conteúdo que proponho é relacionado a área de saúde e irá agregar grande valor para seu site, o texto será fornecido por nossa equipe, com informações relevantes para seu blog e para quem deseja ter uma vida mais saudável.

    Você tem interesse nesse tipo de parceria? Qualquer dúvida estou à disposição, aguardo sua resposta. vanessa.tylerlover@gmail.com

    ResponderExcluir