quinta-feira, 30 de abril de 2015

Evite o jejum prolongado com lanches saudáveis


Entre as dicas de alimentação saudável que eu sempre apresento aqui no blog, uma das mais importantes é comer de 3 em 3 horas. Sempre de forma gradual e com os alimentos adequados, é claro. Não basta comer lanchinhos como doces, biscoitos ou salgadinhos entre as refeições principais.

O jejum prolongado, além de prejudicar o metabolismo, estimular a anemia, em especial quando a rotina alimentar já é pobre em nutrientes. Por isso, além das refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – devemos também ter atenção aos intervalos. Os alimentos para comer nesses períodos devem conter fibras, vitaminas, minerais, carboidratos complexos, proteína e lípidios saudáveis. Exemplo: uma salada de fruta rica em fibras, vitaminas e minerais associado a um iogurte desnatada ou de soja e uma castanha do Pará.


Os piores alimentos para ingerir nos intervalos entre refeições são os carboidratos simples, como os de farinha branca ou açúcar (pão, bolos, doces, sorvetes) são os piores. E os melhores os cereais integrais e frutas. No lanche entre as refeições é preciso aliar uma proteína com carboidrato ou comer uma fruta, por exemplo, já é o suficiente. É bom aliar mais fibra para diminuir o índice glicêmico e proteína. Pode ser vegetal, como  a quinoa e o amaranto, que são bons aliados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário