segunda-feira, 4 de maio de 2015

Os benefícios dos chás para a digestão


Por ser feito basicamente de água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. As infusões (quando se coloca folhas, flores ou frutas em água quente) podem ajudar na digestão e até possuir efeito laxativo ou diurético. O ideal é variar as ervas utilizadas para fazer os chás e consumi-los preferencialmente entre as refeições principais, como na colação da manhã e no lanche da tarde.

Entre os chás digestivos estão o de alcachofra, menta, dente de leão, alecrim, boldo, funcho e jasmim. Todos estes possuem ação depurativa, e por isso ajudam na digestão. Já os chás laxativos são os de sene, linhaça e cáscara sagrada, ideais para regular o trânsito intestinal.

Alguns exemplos de chás diuréticos estão: abacateiro, cavalinha e unha de vaca. Para garantir bons efeitos para o organismo, recomenda-se não misturar ervas com efeitos diferentes, e sim tomar um tipo de chá por vez, sempre alternando. Todos eles possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e por isso são benéficos no geral. Mas nutrizes, gestantes e diabéticos devem evitar tomá-los antes de consultar um nutricionista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário