terça-feira, 17 de março de 2015

Receita saudável – Painço com quinoa (ou arroz integral)


Rico em carboidrato, proteínas, aminoácidos, fibras, vitamina B, manganês, fósforo e magnésio, o painço é originário da região da Etiópia, sendo mencionado na Bíblia como um dos ingredientes do lendário pão ázimo. Atualmente, ele vem sendo celebrado como um alimento saudável, que traz vários benefícios para a saúde, principalmente para quem deseja emagrecer, pois possui um baixo teor de gordura, baixas calorias e fácil digestão. Além disso, possui grande aporte de fibras que proporciona sensação de saciedade, e ainda melhora a digestão e o funcionamento do intestino, tornando-se assim um grande aliado no emagrecimento saudável. Além disso, o grão contém poucas calorias (2 colheres de sopa possuem 160kcal).

Que tal aproveitar todos esses benefícios em uma receita saudável? Confira abaixo:


Painço com quinoa dupla cor ou com arroz integral
 
200 gramas de painço
800 a 1000 ml de água natural
200 gramas de quinoa em grãos ou arroz integral
2 dentes de alho triturado e 1 cebola picada
3 colheres de sopa de óleo de gergelim ou de oliva
1 colher de chá de sal light
1 maço de cheiro verde   

Lave a quinoa em grãos e o painço. Refogue o alho, cebola e um pouco de cheiro verde no azeite ou óleo.  Quando dourar coloque a quinoa e o painço, água e sal. Deixe cozinhar em fogo brando por 30 a 35 minutos. Ao final salpique o cheiro verde bem picado por cima da preparação. Se quiser pode servir com legumes no vapor.


E uma dica para quem não gosta da aparência do painço: o grão misturado a quinoa de duas cores praticamente não aparece. Pode também fazer apenas o painço e acrescentar vegetais coloridos feitos no vapor e refogados com a semente. O ideal é comprar o painço sem casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário