quinta-feira, 12 de março de 2015

Quais os benefícios do mel? Descubra aqui e inclua em sua alimentação


Como um alimento pequeno no nome pode ser um grande aliado da saúde?  Pois é, o mel é assim. São apenas três letras, mas seus benefícios são imensos. Ele contém diversos minerais e vitaminas essenciais, além de possuir alto valor energético e propriedades medicinais, e ser reconhecido por sua ação antibacteriana. Quer a lista completa? Então, vamos lá: potássio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B, enxofre e cálcio. E ainda tem espaço para conter um teor considerável de antioxidante (flavonóides e fenólicos). O mel é um alimento funcional que exerce a atividade prebiótica e tem como efeito a regulação do trânsito intestinal, e ainda alguns estudos sugerem regulação da pressão arterial e redução do risco de câncer. Ou seja, é essencial para uma alimentação saudável!

E se você acha que o mel só serve apenas para fazer pão e colocar um pouquinho na salada de fruta, se engana. Ele pode sim SUBSTITUIR o uso do açúcar em uma infinidade de preparações. Você estará fazendo um grande negócio, pois irá trocar a caloria vazia em nutrientes por um alimento com minerais, vitaminas e propriedades medicinais. Portanto, pode incluí-lo em sua alimentação diária como adoçante de sucos, em iogurtes, molhos adocicados, em vitaminas, entre outros. No caso de diabéticos, é preciso consultar um nutricionista, para saber a quantidade ideal para cada caso, mas a dose indicada para adultos sem restrições à glicose é equivale a uma colher de sopa.  
Na hora de comprar, atente-se para ver se o produto apresenta certificação e selo SIF do Ministério da Agricultura e se está devidamente rotulado com origem e data de validade. Já para armazenar, guarde sempre selado e lacrado em um lugar com temperatura ambiente, sem exposição ao sol e ao calor. Ou seja, lugar fresco e arejado com pouca luminosidade, ah e nunca na geladeira.

Existem vários tipos de mel e cada tipo possui características específicas indicadas para muitos casos, vamos conhecer?

- Própolis e eucalipto: estimulante, descongestionante e expectorante, relaxa espasmos;

- Laranjeira: calmante e relaxante;

- Guaco e própolis: expectorante, antigripal e energético;

- Própolis e poejo: contribuir no combate a flatulência, náuseas, diarréia e digestão comprometida.

Portanto, que tal adicionar o mel na sua vida e ter uma vida mais saudável e curtir os bons momentos da vida?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário