terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conheça os tipos de gorduras e saiba qual é o mais saudável


Elas são consideradas vilãs por uns, irresistíveis para outros. Porém, é importante entender quais as que fazem bem ao organismo e as que fazem mal. Sim, existem dois tipos: saturada e insaturada. Vocês já devem ter ouvido muito falar desses termos. Pois bem, cada uma delas promove uma ação no organismo.
Como já citei acima, elas podem ser: saturadas, encontradas, normalmente, nos animais, no coco e no óleo de palma, e  as insaturadas, nos demais vegetais. A primeira é considerada a grande vilã da boa saúde. Quando consumida em excesso, consegue fazer muitos estragos como o aumento de doenças crônicas: coração, hepáticas, câncer, obesidade e suas comorbidades. É encontrada em alimentos como óleo de coco e de alimentos de origem animal como, por exemplo, carne bovina, suína, frango. Ou seja, com estes alimentos não se brinca, sendo assim deve ter maior moderação no consumo.


Já a segunda, insaturada, subdivide-se em dois grupos: as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Não se preocupe com os nomes difíceis, o importante é entender o que cada uma faz. Elas atuam no organismo de maneira benéfica ao organismo, pois contribuem para redução de colesterol no sangue, quando consumidas em substituição às gorduras saturada e trans. A monoinsaturada é a mais benéfica de todas, pois colabora para redução do colesterol “ruim” LDL, sem reduzir o colesterol “bom” - o HDL. Isso reduz a formação e/ou manutenção de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. É encontrada no azeite, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc), abacate, etc. Já às Poliinsaturadas, podem ser consumidos por meio de óleos vegetais (girassol, milho, soja), peixes gordurosos (salmão, atum, arenque, sardinha, etc), semente de abóbora e linhaça, etc. De qualquer forma moderação e bom senso devem estar presentes, pois elas apresentam boa densidade de calorias e também devemos consumir sem exageros.

Entendendo as siglas...
- HDL: lipoproteína de alta densidade no sangue
- LDL: lipoproteína de baixa densidade no sangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário