Há mais coisas entre o azeite e a saúde do que sonha a nossa vã filosofia. Tudo bem, roubei e mudei a frase de Shakespeare, mas foi por uma boa causa. Peguei por exemplificar o que o azeite pode fazer para se ter uma vida saudável, mas claro, se consumido com moderação.
Ele possui propriedades e vitaminas que podem prevenir muitas doenças, consideradas as mais comuns da vida moderna. Para consumir da maneira certa, o ideal é colocar no prato uma colher de sobremesa no almoço e outra colher no jantar, aproximadamente 30 g por dia. Essa quantidade garante o bom uso do azeite para atrair muitos benefícios, tais como proteger o coração e o cérebro. Isso porque, ele reduz a formação de placas alteromatosas (compostas por lipídeos e tecido fibroso), que são responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias. Além disso, por ser rico em vitamina E, protege de câncer e doenças cardíacas, como o infarto.
O azeite ainda reduz o mau colesterol (LDL - Lipoproteína de Baixa Densidade), pois é rico em gordura moninsaturadas, que auxiliam a contê-lo. E para completar, o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, um anti-inflamatório que possui os mesmos efeitos do cálcio no organismo, ou seja, excelente para prevenir a osteoporose. Mas, lembre-se, é importante que seja consumido moderadamente, já que o azeite é muito calórico, possui cerca de 90 calorias por colher de sopa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário