terça-feira, 6 de outubro de 2015

Tire suas dúvidas sobre o consumo da cafeína




A cafeína é comumente utilizada como suplemento para adquirir energia. Mas há muitas controvérsias quanto ao seu consumo, como problemas relacionados à saúde. Porém, os tais problemas são referidos ao uso excessivo dessa droga, com efeitos colaterais como agitação, ansiedade, irritabilidade, entre outros.

Alguns estudos isolados sugeriram que o consumo de cafeína aumentava o risco de câncer, doença cardíaca coronariana, câncer de mama, osteoporose, e outras. Pesquisas mais recentes descartam essas possibilidades visto que o consumo moderado (média de 200 mg/dia), ou seja, 2 a 3 xícaras de café, não irá colocar a maioria dos indivíduos saudáveis sobre risco de saúde.

A quantidade ideal para consumo é de 3 a 5mg/kg. É importante que o indivíduo adulto não apresente nenhum problema cardíaco, não seja idoso, nem gestante ou nutriz. Em um xícara de chá de café temos 40 mg de cafeína, por exemplo.

Além disso, recomenda-se consumir alimentos que contenham cafeína sem misturá-los a nenhum outro ingrediente. Café, chás ou o chocolate devem ser consumidos puros. A cafeína é encontrada também em plantas como a erva-mate e o guaraná.

Para evitar perda de cálcio em alimentos do desjejum e para melhorar o desempenho antes de atividade física, deve-se ingerir alimentos que contenham cafeína no período da manhã, na colação (a segunda refeição do dia, após o café da manhã), e sempre com moderação. Tomando os cuidados certos, a cafeína dará mais energia sem prejudicar o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário