quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cuidado com a carne processada! Pesquisa da OMS indica que linguiça, bacon e presunto são cancerígenos


Se os alimentos processados, como as carnes, fazem parte da sua dieta, é melhor rever a sua alimentação: um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que o consumo de bacon, linguiça, presunto e outras carnes processadas pode ser potencialmente cancerígeno.

A carne processada, ao contrário da in natura, passa por modificações para mudar seu sabor ou aumentar seu prazo de validade. Entram neste grupo todas as carnes que recebem aditivos como sal ou conservantes, além das carnes defumadas ou curadas. São estas substâncias adicionadas à carne que contribuem para o aumento do risco de desenvolver câncer.

O câncer colorretal, por exemplo, pode ocorrer em 18% a mais entre quem come 50 gramas de carne processada por dia (2 fatias de bacon, por exemplo). Com os resultados dessa nova pesquisa, as carnes processadas entram na lista de substâncias comprovadamente cancerígenas, como o plutônio e bebidas alcoólicas.

Apesar do novo alerta, não é preciso cortar de vez a carne vermelha da sua alimentação. Em quantidades moderadas – e em sua versão in natura – a carne bovina ou suína ajuda a constituir uma dieta equilibrada, pois é fonte de ferro, zinco e vitamina B12.

Como em todo programa de alimentação saudável, a palavra chave para garantir mais saúde e qualidade de vida é a moderação. Confiram abaixo algumas dicas para uma Alimentação Adequada e Saudável, segundo o Ministério da Saúde:

  • Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
  • Limitar o consumo de alimentos processados
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
  • Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
  • Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais



Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário