terça-feira, 29 de abril de 2014

Receita saudável: Molho de Amêndoas


A amêndoa possui uma fartura de zinco. O mineral contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas orgânicas e também é necessário para a divisão celular, estrutura da pele  e cicatrização. Ele ainda tem função antioxidante, com o manganês, o cobre e a vitamina E. Esta última, por sinal, ajuda a combater inflamações. O consumo só tem restrições às gestantes que devem consumi-las sob acompanhamento médico. Confira a receita do Molho de Amêndoas, ideal para temperar saladas:

Molho de Amêndoas

2 colheres de sopa de amêndoas
2 tomates picados
2 cebolas roxas em cubinhos
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
1 colher de sopa de salsinha picada
2 colheres de chá de vinagre


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os segredos da Farinha de amora: minhas dicas no site Daqui Dali

A farinha de amora é a nova sensação entre os adeptos de uma alimentação saudável. Muito popular na Ásia, ela tem tudo para entrar de vez no hábito alimentar brasileiro. O site Daqui Dali fez uma matéria sobre esse tema e fui convidado a dar consultoria. Confira abaixo e acesse o link para ler na íntegra: http://goo.gl/U2viYT

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Receita saudável para a Páscoa: Legumes Assados com Pesto


A Páscoa está chegando. Portanto, está aberto o final de semana cheio de tentações para consumir alimentos inadequados, calóricos, que desfavorecerem a saúde e influenciam a aumentar medidas e peso. Apesar de a maioria das famílias brasileiras optem por peixes nesse época, o que prejudica são os acompanhamentos, sobremesas e, claro, o excesso de chocolates.

Tente no café da manhã preparar um suco com várias frutas e grãos como amaranto e linhaça. No almoço, prove um peixe diferente ou quem sabe um prato com proteína vegetal como a quinoa. Alerta total para as bebidas alcoólicas, são calorias vazias que comprometem de forma importante a boa alimentação. Confira a seguir uma sugestão perfeita para o almoço de Páscoa para acompanhar um delicioso peixe na grelha ou assado.

LEGUMES ASSADOS COM PESTO

2 colheres de (sopa) de azeite
1 colher (sopa de vinagre) balsâmico
2 ramos de alecrim
1 pimentão vermelho sem sementes em quartos
1 abobrinha fatiada no comprimento
2 cebolas roxas em quartos
1 erva-doce em fatias finas
8 tomates
1 cabeça de alho com casca, sem a parte de cima
10 azeitonas pretas lascas de parmesão para servir

PESTO

1 colher (sopa) de pesto de boa qualidade
1 colher (sopa) de azeite
1 colher de (sopa) de água quente

Preparo:

1 Misture o azeite, o vinagre e o alecrim numa travessa.

2 Junte o pimentão, a abobrinha, a cebola, a erva-doce, os tomates e o alho e misture bem . Deixe marinar por no mínimo 1 hora. Preaqueça o forno a 200°C.

3 Ponha os vegetais (exceto os tomates), o alho e a marinada numa assadeira. Asse por 25 minutos, virando às vezes. Retire o alecrim. Junte os tomates e as azeitonas e volte a assadeira ao forno. Asse por 10-15 minutos, até os vegetais ficarem tenros e escuros nas bordas.

4 Misture os ingredientes do molho pesto. Arrume os vegetais em dois pratos e salpique um pouco de molho. Cubra com as lascas de parmesão e sirva.

terça-feira, 15 de abril de 2014

O macarrão integral é a melhor opção


Quando vamos às compras podemos encontrar vários tipos diferentes de macarrão. A massa de sêmola, que é feita a partir da mistura de farinha de trigo, água e corantes naturais (urucum e cúrcuma, por exemplo); a massa de ovos, que difere da de sêmola por ser fabricada com ovos em lugar da água; e ainda a versão integral, que possui alto teor de fibras.
 
A diferença básica entre o macarrão tradicional e o integral é que o segundo é fabricado com farinha de trigo integral, e por isso apresenta um teor de fibras muito maior do que o tradicional. Como sabemos, as fibras são essenciais na manutenção do organismo, pois auxiliam um bom funcionamento intestinal, além de absorver o excesso de açúcar e gorduras, sendo, portanto uma opção mais saudável.
 
O macarrão integral não possui um valor calórico muito menor se comparado ao tradicional. Porém possui benefícios adicionais, como as fibras já citadas e nutrientes. As fibras também ajudam a dar uma sensação de saciedade, fazendo com que uma porção menor seja suficiente.
 
Também se deve dar atenção ao tipo de molho escolhido para acompanhar o macarrão. Prefira sempre os a base de legumes ou o molho de tomate caseiro, em que se pode dosar a quantidade de sal e tempero (que deve ser sempre moderada). Ou ainda incluir o macarrão em sopas.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Conheça os benefícios do suco rosa


Depois do sucesso do suco verde, bebida feita a partir de um mix de alimentos como couve, agrião, espinafre, outra mistura acaba de entrar na lista de preferência daqueles que amam uma dieta balanceada, o Suco Rosa. Mudou a cor, mas a importância de seu consumo devido ao aporte de nutrientes não. Por isso, ele tem sido a opção da vez e considerado como o “novo suco verde”, devido ao seu poder recuperador, energético e de melhora de metabolismo.

O suco rosa é um suco natural que contém beterraba e apresenta essa coloração quando adicionado à outra fruta como laranja ou tangerina. Outras frutas são bem vindas e grãos  como amaranto e quinoa, mas a beterraba é obrigatória. Entre os benefícios estão: melhora da performance em atividade física, reparação de danos causados pelos radicais livres, recuperação muscular mais rápida e modulação da pressão arterial.

Por falar em treinos físicos, o suco rosa (aproximadamente 240 ml) deve ser ingerido antes do inicio das atividades, pois possui alto índice glicêmico – excelente para esta função – além de vitamina c, flavonoides antioxidantes, dentre outros que vai fornecer energia de qualidade rapidamente, aumentando assim a performance bem como a recuperação do músculo e ainda reparo nos tecidos lesados com a atividade física.

No caso o consumo da bebida para fins de emagrecimento, é preciso estar aliado a uma dieta adequada e balanceada rica em frutas, legumes e verduras. Além disso, trocar os alimentos com carboidrato simples por integral e manter uma hidratação farta e gradual. O suco rosa pode constar de sua rotina como um ótimo hidratante também e ainda poderá contribuir em um plano alimentar completo com vários grupos de alimentos.

Receita:
100 ml Suco de laranja
2 colheres de sopa ou 60 gramas de Beterraba crua fatiada ou ralada
2 lascas de gengibre
1 colher de sobremesa  de Amaranto em flocos
1 colher de chá de agave.
Bater no liquidificador com gelo e servir imediatamente.

Matéria original publicada no site Beleza Chic