quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saiba tudo sobre os carboidratos



Muitas pessoas têm dúvidas sobre a ação dos carboidratos no organismo quando consumidos. A grande questão é se ingerir carboidratos engorda: Apenas se ingerido em quantidade inadequada. Se inserido em uma dieta balanceada e bem diversa é excelente fonte de energia.

O carboidrato é importante porque gera energia para as células. O processo de “abastecimento” das células acontece passando pelo trato gastro-intestinal desde a boca, chegando ao intestino para finalizar o processo de degradação, conversão, absorção dos nutrientes e por sua vez gerando ATP , ou seja, energia para as células e organismo.

Existem os carboidratos do tipo complexo e simples. O complexo é melhor para saúde, pois apresenta fibra, vitaminas e minerais em maior quantidade, desta forma, apresentando menor índice glicêmico, liberando menos insulina e produzindo energia de qualidade sem estresse ao organismo. Já o simples tem estrutura molecular menor e é digerido rapidamente, aumentado a taxa de glicemia, podendo ter efeito deletério para o organismo.

Se a alimentação for deficiente de carboidratos, pode ocasionar falta de energia, hipoglicemia, tonturas, suor frio e desmaio. A recomendação de consumo diário (em uma dieta de 2 mil calorias) é de 5 a 9 porções/dia correspondendo de 50 a 60 % do valor enegético total.

O açúcar que aparece nas tabelas nutricionais dos alimentos industrializados também é um carboidrato e possui as mesmas calorias, mas lembrando que estes são açúcares simples, de rápida absorção, e podem ser danosos ao organismo.

Identificar os carboidratos numa tabela nutricional é simples: geralmente vem descritos como tal ou siglas como CH, CHO, ou ainda também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares.

Para quem está em reeducação alimentar para equilibrar o peso, recomenda-se consumir sempre carboidratos complexos como arroz e massa integral e também optar por ter no cardápio os cereais como quinoa e amaranto, selecionar frutas com casca como pêra, maça, nectarina, etc e os que apresentam menor índice glicêmico, saladas e hortaliças nas duas refeições principais. E sempre diversificar a alimentação em pequenas porções a cada 3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário