quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saiba tudo sobre os carboidratos



Muitas pessoas têm dúvidas sobre a ação dos carboidratos no organismo quando consumidos. A grande questão é se ingerir carboidratos engorda: Apenas se ingerido em quantidade inadequada. Se inserido em uma dieta balanceada e bem diversa é excelente fonte de energia.

O carboidrato é importante porque gera energia para as células. O processo de “abastecimento” das células acontece passando pelo trato gastro-intestinal desde a boca, chegando ao intestino para finalizar o processo de degradação, conversão, absorção dos nutrientes e por sua vez gerando ATP , ou seja, energia para as células e organismo.

Existem os carboidratos do tipo complexo e simples. O complexo é melhor para saúde, pois apresenta fibra, vitaminas e minerais em maior quantidade, desta forma, apresentando menor índice glicêmico, liberando menos insulina e produzindo energia de qualidade sem estresse ao organismo. Já o simples tem estrutura molecular menor e é digerido rapidamente, aumentado a taxa de glicemia, podendo ter efeito deletério para o organismo.

Se a alimentação for deficiente de carboidratos, pode ocasionar falta de energia, hipoglicemia, tonturas, suor frio e desmaio. A recomendação de consumo diário (em uma dieta de 2 mil calorias) é de 5 a 9 porções/dia correspondendo de 50 a 60 % do valor enegético total.

O açúcar que aparece nas tabelas nutricionais dos alimentos industrializados também é um carboidrato e possui as mesmas calorias, mas lembrando que estes são açúcares simples, de rápida absorção, e podem ser danosos ao organismo.

Identificar os carboidratos numa tabela nutricional é simples: geralmente vem descritos como tal ou siglas como CH, CHO, ou ainda também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares.

Para quem está em reeducação alimentar para equilibrar o peso, recomenda-se consumir sempre carboidratos complexos como arroz e massa integral e também optar por ter no cardápio os cereais como quinoa e amaranto, selecionar frutas com casca como pêra, maça, nectarina, etc e os que apresentam menor índice glicêmico, saladas e hortaliças nas duas refeições principais. E sempre diversificar a alimentação em pequenas porções a cada 3 horas.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Hábitos saudáveis para eliminar a gordura abdominal (minhas dicas na mídia)


A revista Dieta do Abacaxi (atualmente nas bancas) publicou uma matéria com dicas de alimentação e hábitos que ajudam a diminuir a gordura abdominal. E eu participei indicando hábitos que você deve seguir diariamente para conseguir uma circunferência abdominal mais saudável. Entre eles, estão:

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia;
  • Comer a cada 3 horas;
  • Evitar alimentos que contenham farinha branca;
  • Investir na farinha de linhaça, alimentos integrais e óleo de gergelim.
Confira essas e outras dicas, clicando para ampliar:



quinta-feira, 9 de maio de 2013

5 perguntas e respostas sobre os alimentos orgânicos



Cada vez mais consumidos pelos que buscam qualidade de vida, os alimentos orgânicos são isentos de química. Os seus proponentes acreditam que em um solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais e em geral podem ser mais saborosos. Veja a seguir 5 perguntas e respostas sobre os alimentos orgânicos:

1- Quais são as principais vantagens dos alimentos orgânicos, com relação à nutrição que eles oferecem? Os orgânicos são mesmo mais nutritivos? 

A literatura sugere maior aporte de minerais, compostos fenólicos e vitaminas como a C.Os seus proponentes da utilização acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais e em geral podem ser mais saborosos.

2- Qual a principal diferença entre os orgânicos e os alimentos produzidos de maneira convencional?

Melhor qualidade nutricional com mais aporte de nutrientes, menor ingestão de químicos e agrotóxicos em geral, consequente melhora do sistema imune e prevenção de doenças como câncer.

3- Sabemos que o cultivo tradicional de alimentos utiliza agrotóxicos e outras substâncias químicas. Como esses produtos podem afetar a saúde do consumidor?

Determinados agrotóxicos causam distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares e no sistema endócrino, ou seja, na produção de hormônios, principalmente nas pessoas que trabalham diretamente na aplicação dessas substâncias.

Outros estudos sugerem:

Má formação fetal
Dor de cabeça
Diarréia
Vômitos
Desmaios
Náuseas
Problemas renais
Doenças de pele
Irritação ocular e auditiva
Depressão
Lesão neurológica
Câncer

4- Lavar um alimento é suficiente para retirar os agrotóxicos? O que o consumidor pode fazer para diminuir a ingestão de produtos com agrotóxicos?

Depois da limpeza com água potável e desinfecção com água sanitizada, lavar novamente com água e bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 20 a 30 minutos e enxaguar com água filtrada.

5- O Idec lançou um mapa das feiras orgânicas espalhadas pelo País, mas percebemos que muitas cidades ainda não têm feiras desse tipo. Que conselhos o senhor pode dar para quem deseja melhorar a alimentação?

O ideal é variar sempre os alimentos, o maior diversidade ajuda a não utilizar sempre os mesmos nutrientes e ainda evitar consumo de químicos que podem estar mais presentes em determinados alimentos.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Experimente o Tratamento Detox Funcional nos meus consultórios!



O inverno se aproxima. E para enfrentá-lo sem medo, é preciso estar disposto, com peso adequado e imunidade em plena forma. Para isso, se quiser viver a estação mais fria do ano com saúde, que tal experimentar o Tratamento Detox Funcional?

Ele favorece a adequação no aporte de vitaminas e minerais fazendo seu metabolismo funcionar melhor em uma rotina alimentar diversa e rica.

O tratamento será feito em 4 consultas onde serão elaborados: Plano Alimentar, Receitas Funcionais e Dieta Detox, para que você possa enfrentar da melhor maneira possível todas as adversidades da época e da rotina estressante.

Para mais informações, entre em contato: (61) 3366-2208 (Brasília); (21)2274-7331 (Rio de Janeiro); (21) 8819-6261 Rio de Janeiro; (11) 95290-8650 (São Paulo). 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conheça a batata Yacon: possui baixa caloria e ajuda a controlar o diabetes



Yacon é um tubérculo que vem sendo descoberto pelos brasileiros. Com uma textura macia e levemente adocicada, tem origem andina. Eficaz no tratamento da Diabetes, a batata yacon traz outros benefícios à saúde – aumento da imunidade, regulação do intestino, controle de colesterol, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro. Outra vantagem na dieta é a sensação de saciedade e as baixas calorias, cada 100 gramas da batata yacon tem aproximadamente 30 calorias, já a batata inglesa, na mesma quantidade, tem 51.

Além do valor calórico, outra característica que ajuda na briga com a balança, tão comum entre as mulheres, é a sensação de saciedade, já que, por ser um alimento rico em fibras, tem uma ação lenta na digestão. Ao contrário de outras batatas, o yacon é consumido cru, mas além de saladas, também pode ser colocado em receitas de sopas e sucos.

No caso da Diabetes, o uso constante do yacon na dieta pode ajudar no seu controle. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, o que produz um aumento súbito da taxa de glicose no sangue e gera picos de insulina. Já no yacon é o contrário, por conta do tamanho de suas molécula ele é digerido e absorvido lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.