terça-feira, 6 de novembro de 2012

Crudivorismo: faz bem ou mal para a saúde?


Crudivorismo. Não não é uma seita e nem uma época remota antes de Cristo. Isso, apenas, é uma prática na qual se come alimentos crus. Se é saudável? Não necessariamente, pois alguns podem preservar mais nutrientes e outros, quando cozidos, podem favorecer a absorção de importantes nutrientes. O tomate, por exemplo, ao ser consumido cozido o organismo absorve mais licopeno. 



Um ponto desfavorável à ingestão de alimentos crus é a contaminação alimentar, sendo assim é mais seguro quando há a cocção. Outro fator também é manter a dieta crua a longo prazo. De acordo com o nutrólogo Eric Slywitch, da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), isso pode causar deficiência de vitamina B12, presente apenas em alimentos de origem animal. Além do mais, não existe nenhuma comprovação de que as enzimas dos alimentos crus ajudem na digestão. Também não há uma alteração significativa na quantidade de fibras nem de vitaminas. O cozimento só reduz vitaminas solúveis em água, especialmente a C e a B9. 

Entre os alimentos que são nutritivos serem comidos crus destaco as saladas verdes, que, em geral, preservam mais nutrientes. Tomate quando cozido é mais nutritivo. Já os tubérculos, cereais e carnes em geral não devem ser consumidos crus. 

Tomate cozido é mais nutritivo

E na hora de saborear estes alimentos, a higienização correta é a melhor maneira de ficar livre de contaminação. Por isso, antes de consumi-los, lave e higienize com água corrente e tratada. Depois, mergulhe por 20 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária de boa procedência) O cloro é a única substância recomendada pelo Ministério da Saúde. Retire, enxágue e pronto. Esse tipo de dieta não é indicado para crianças e idosos, pois há o risco de intoxicação e isso é muito arriscado. 



Agora vejam os problemas que podem acontecer caso os cuidados de higienização não forem feitos: 

· Intoxicação: Carne, peixe e frango podem ser contaminados por vírus, fungos ou bactérias se não forem refrigerados na temperatura correta. A contaminação pode resultar em uma intoxicação alimentar, gastroenterite ou diarreia. 

· Contaminação: Ovos de tênia ou os populares vermes são os maiores riscos do consumo de legumes e carne crua. A contaminação pode acontecer na produção e na manipulação dos alimentos 

· Agrotóxicos: Legumes, frutas e verduras comuns têm agrotóxicos, alguns mais do que outros. Os campeões são o tomate, o morango e o pimentão 


O Crudivorismo tem prós e contras, o ideal é consultar o nutricionista para elaborar a dieta mais adequada para você. 



2 comentários:

  1. Meu querido você não sabe nada de crudivorismo. Tem a audácia de dizer que vitamina B12 só existe em fontes animais - entre outras besteiras - vá estudar sobre algas, leveduras e alguns cereais... Ou melhor estude de verdade sobre o assunto para publicar algo na condição de um formador de opinião!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei muito sobre crudivorismo, mas sei que a carne não é algo absolutamente necessário para nós, já que existem pessoas vegetarianas que vivem muito e bem. Este é realmente um post tendencioso, como muitos de sites de notícias que querem desincentivar as pessoas a ter um estilo de vida mais saudável, mas com o qual deixariam de consumir muitas coisas que eles não querem deixar de vender.

    ResponderExcluir